especialidades

Quais especialidades médicas atuam junto do oftalmologista?

A oftalmologia é uma especialidade médica e o oftalmologista é o médico responsável por tratar das doenças e condições que atingem os olhos e suas adjacências. Assim como a oftalmologia, existem muitas outras especialidades médicas focadas em tratar uma área específica do corpo humano. Mas muitas vezes, essas especialidades médicas precisam trabalhar em conjunto para solucionar um problema que pode se estender para outros lugares do corpo humano.

Por exemplo, um cirurgião vascular muitas vezes trabalha junto de um cardiologista para solucionar um problema de circulação sanguínea de um paciente. E com a oftalmologia não é diferente. Afinal, você sabe quais especialidades médicas costumam trabalhar com o oftalmologista?

Especialidades médicas

Muitas doenças dão sinais pelos olhos, como é o caso da hipertensão arterial e da diabetes. No caso da diabetes por exemplo, uma evolução no quadro pode levar a uma retinopatia diabética, e um médico endocrinologista atua junto do oftalmologista. Um outro exemplo de retinopatia é a retinopatia hipertensiva, que pode ser desencadeada pelo descontrole da pressão arterial. Nesse caso, um cardiologista é o médico indicado para trabalhar junto do oftalmologista.

Doenças como a artrite reumatoide e a Síndrome de Sjogren são condições reumatológicas, e causam sintomas oculares como olhos secos e conjuntivites crônicas, por exemplo. Nesse caso, o oftalmologista e o reumatologista atuam em conjunto para buscar soluções para os sintomas em questão. Um outro exemplo são tumores cerebrais que podem causar problemas oftalmológicos. Nesse caso, é imprescindível que um neurologista trabalhe com um oftalmologista.

Falando mais sobre tumores, muitos deles podem atingir várias partes do corpo e também os olhos. Portanto, um médico oncologista pode trabalhar lado a lado com um oftalmologista. Um exemplo é o retinoblastoma, um tumor ocular que atinge crianças. E falando em crianças, uma especialidade que costuma trabalhar com o oftalmologista é o pediatra. Tanto é que na própria oftalmologia existe uma subespecialidade chamada de oftalmopediatria.

As alergias são muito comuns e muitas delas afetam diretamente os olhos, deixando os olhos vermelhos por exemplo. Nesse caso, portanto, um médico alergista pode trabalhar ao lado de um oftalmologista para otimizar o tratamento do paciente.

Conclusão

No geral, a oftalmologia pode trabalhar com muitas especialidades como o próprio médico generalista, que pode identificar os primeiros sintomas oculares e encaminhar o paciente para um tratamento especializado.

Aqui na Alpha Diagnose possuímos diversos profissionais especializados em diversas áreas da oftalmologia prontos para tratar de qualquer condição ocular.

Siga nossa páginas nas redes sociais e conte com conteúdos diários sobre a sua saúde ocular.