como a pressão alta afeta a sua visão

Como a pressão alta afeta a visão?

A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, é um problema que afeta a vida de cerca de 30 milhões de brasileiros. Essa condição crônica, se não tratada, afeta negativamente órgãos como os rins, o coração, o cérebro e também os olhos. Mas você sabe como a pressão alta afeta a visão?

Nós da Alpha Diagnose viemos explicar que a pressão alta pode, sim, acarretar problemas graves também na sua visão. Portanto, o cuidado com a sua saúde geral e ocular é essencial em todos os aspectos, pois muitos problemas do corpo podem afetar os olhos e vice versa.

Como a pressão alta afeta os olhos

Os nossos olhos podem nos alertar de diversas condições por meio de sinais como olhos vermelhos e afins. Isso inclui também a pressão alta, já que em exames como o mapeamento de retina, os vasos sanguíneos podem nos dizer a situação da pressão arterial.

Mas quais os problemas que a pressão alta pode trazer à nossa visão?

Primeiramente, é bom dizer que tudo em excesso faz mal ao nosso corpo. Com a pressão alta não é diferente, já que ela pode romper vasos sanguíneos da retina, causando a chamada Retinopatia Hipertensiva.

A Retinopatia Hipertensiva

A danificação de vasos sanguíneos na retina causam essa doença, já que podem causar uma lesão na retina e, consequentemente, atrapalhar a visão. Os sintomas aparecem com o passar do tempo e, geralmente, incluem visão turva, vultos na visão e perda parcial ou total da visão. Esses últimos ocorrem, principalmente, se a hipertensão não for controlada por muito tempo. Os vasos danificados podem fazer com que o sangue vaze para a retina, provocando a perda gradual da visão.

pressão alta afeta a visão

Tratamento

O tratamento da Retinopatia Hipertensiva é feito controlando a pressão geral. Geralmente, os problemas causados pela pressão alta costumam melhorar em termos gerais quando normalizamos a pressão. Em alguns casos procedimentos oftalmológicos podem ser necessários.

Um médico oftalmologista é indicado para avaliar a retina e os vasos sanguíneos, portanto, em caso de pressão alta crônica, não se esqueça de avaliar a integridade da retina para manter o bom funcionamento dos olhos.

Além disso, nossos oftalmologistas recomendam a avaliação anual do fundo do olho, mesmo se a pressão estiver estável (independente do uso de medicamentos).

Agora que você entendeu como a pressão alta afeta a visão, não deixe de acompanhar a Alpha Diagnose nas redes sociais e aqui no blog.

Em caso de pressão alta, conte com a Alpha Diagnose para cuidar da sua visão ocular. Agende uma consulta clicando aqui.