diplopia

Diplopia: o que é, causas e tratamento.

Diplopia é o termo médico para designar a visão dupla, ou seja, quando os olhos formam a mesma imagem por ângulos diferentes. Isso faz com que o portador veja as coisas duplicadas, pois o mesmo objeto está sendo transmitido para o cérebro de duas maneiras diferentes. Portanto, a doença atrapalha a visão e o dia a dia dos seus portadores.

O termo diplopia ficou mais conhecido recentemente, após o jogador de futebol Fred ter a sua aposentadoria dos gramados adiantada por conta da doença. O problema atinge o jogador desde 2020 e fez com que ele se aposentasse do futebol 2 anos mais tarde. Afinal, a visão duplicada das coisas atrapalha diversas profissões, inclusive a de um atleta profissional. Mas o que é exatamente a diplopia? Quais são as causas e tratamento?

O que é diplopia

A visão dupla, ou diplopia, ocorre quando os olhos não estão alinhados corretamente e, portanto, o cérebro recebe as informações de ângulos diferentes e forma a visão duplicada. A diplopia tem várias causas e pode acometer um ou ambos os olhos. Além disso, ela pode duplicar a imagem para os lados, para cima ou para baixo. Esses são os tipos de diplopia:

• Monocular: quando a visão dupla atinge apenas um dos olhos e é percebia quando esse olho está aberto
  • Binocular: quando a visão dupla atinge os dois olhos e quando um dos olhos é fechado, o sintoma “desaparece”
  • Horizontal: as imagens são duplicadas horizontalmente
  • Vertical: as imagens são duplicadas verticalmente

Possíveis causas

Além do sintoma de visão duplicada, a diplopia pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e dores de cabeça, portanto deve ser tratada e examinada com urgência. Algumas causas, como o simples desalinhamento dos olhos, são pouco ofensivas à saúde. Mas a maior parte das causas é maligna e pode acarretar em problemas maiores.

As principais causas são:

1. Traumas (pancadas) na cabeça;
  2. Miopia e astigmatismo em casos raros;
  3. Estrabismo;
  4. Miastenia;
  5. Problemas musculares;
  6. Diabetes;
  7. Uso excessivo de álcool;
  8. Uso de drogas;
  9. Tumores, lesões e derrames cerebrais.

A maior parte das causas são gravíssimas à saúde, portanto a identificação médica é essencial. Consulte um oftalmologista assim que iniciarem os sintomas de diplopia.

Tratamento

O tratamento da diplopia consiste no uso de óculos e lentes em alguns casos. Mas vale lembrar que outras partes do corpo podem causar a visão dupla, e assim, o tratamento deve focar nessa causa principal. Um exemplo disso são as lesões cerebrais, que demandam uma avaliação neurológica com urgência.

No geral, a causa vai ditar o tratamento, como é o caso da fisioterapia ocular, que pode ser um tratamento para a diplopia em casos de problemas musculares.

O médico oftalmologista pode solicitar uma cirurgia ocular se o caso for de um desvio muscular nos olhos. Por exemplo, em caso de estrabismo.

Aqui na Alpha Diagnose, nós contamos com os procedimentos e equipamentos mais seguros e atualizados para qualquer tratamento ocular. Além disso, contamos com uma vasta equipe especializada para tratar condições oculares.

Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para estar por dentro de tudo sobre a sua saúde ocular.