Oftalmopatia de Graves

Oftalmopatia de Graves: o que é, causas e tratamento.

A Oftalmopatia de Graves é uma condição ocular que desloca o globo ocular para frente, portanto, os olhos ficam “mais salientes” que o normal. Esse problema é conhecido também como proptose ocular. Aliás, esse problema ocorre por conta do aumento dos músculos oculares, que ficam mais espessos, ou pelo acúmulo de gordura atrás dos olhos.

Essa alteração está ligada a disfunções na glândula tireoide, em grande parte das vezes pelo o hipertireoidismo. Por sua vez, o hipertireoidismo é uma disfunção caracterizada pelo excesso de produção dos hormônios T3 e T4, que podem desencadear a Doença de Graves e a Oftalmopatia de Graves.

A Doença de Graves é uma doença autoimune, ou seja, causada pelo próprio sistema imunológico que ataca a glândula da tireoide. A Oftalmopatia de Graves é a parte clínica ocular da Doença de Graves. Aliás, é importante salientar que ela pode ocorrer separadamente por alguns outros fatores como o tabagismo.

Sintomas da Oftalmopatia de Graves

Os sintomas da Oftalmopatia de Graves giram em torno da proptose ocular, os olhos saltados. Além disso, pacientes relatam sensibilidade à luz, sensação de olhos secos, lacrimejamento excessivo e sensação de que há um peso atrás dos olhos que causa dor também.

Em casos mais graves, sintomas como a diplopia (visão dupla) e baixa visão também podem aparecer.

Diagnóstico e tratamento

O médico oftalmologista é responsável pelo diagnóstico e pode usar exames laboratoriais, como o de sangue, para identificar o hipertireoidismo. O médico pode solicitar a tomografia em alguns casos para avaliar o estágio da doença.

O tratamento geralmente consiste no trabalho em conjunto do oftalmologista com o endocrinologista. Portanto, são esses especialistas que vão identificar o melhor tratamento para conter a exagerada produção de hormônios e os sintomas oculares causados pela doença.

Medicamentos e o uso do iodo radioativo são formas comumente utilizadas para controlar a parte endócrina da doença. Além disso, na parte ocular se destacam o controle da possível inflamação dos músculos oculares e dos sintomas, como o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios.

Em alguns casos mais graves, os médicos responsáveis podem tratar cirurgicamente do problema.

A Alpha Diagnose está pronta para receber qualquer tipo de condição ocular.

Siga as nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre a sua saúde ocular.

 

 

Rolar para cima