Desde de março de 2021, passamos a ouvir muito mais nos noticiários a respeito de visão monocular, por conta da sanção da Lei nº 14.126/2021 que classificou o problema ocular como deficiência sensorial, do tipo visual.
Mas, afinal, o que significa visão monocular e porque ela é considerada uma deficiência.
Entendendo um pouco mais a visão monocular
Trata-se da capacidade de uma pessoa enxergar bem por apenas um dos olhos. Na definição da OMS (Organização Mundial de Saúde) visão monocular é quando o cidadão dispõe de apenas 20% ou menos de deficiência visual em um olho.
Quem tem visão monocular perde cerca de 25% do campo visual e têm problemas para definir profundidade.
A sensação de espaço tridimensional é limitada, podendo ocasionar colisões em objetos e dificuldade de locomoção em escadas e meios-fios.
Sendo assim, atividades que exigem visão periférica, como dirigir, atravessar ruas, praticar esportes, ficam prejudicadas por conta da visão monocular.
Entre os sintomas da visão monocular estão: :
- Cegueira
- Falta de nitidez na visão
- Diminuição da acuidade visual
- Atividades do dia a dia que exigem mais visão de perto (como costurar, fazer a barba, entre outras) são as mais afetadas por quem sofre de visão monocular
Agora que você já sabe o que significa visão monocular, vamos falar um pouco das causas?
Entre as causas mais comuns da visão monocular estão algumas doenças, como as anomalias congênitas, as doenças infecciosas intraoculares (toxoplasmose), o glaucoma, as doenças da retina ou da córnea, os tumores intraoculares e os traumatismos oculares.
Embora a visão monocular não tenha cura, ou seja, é normalmente uma condição irreversível, é importante que o paciente mantenha o acompanhamento oftalmológico para avaliação de rotina e prevenção de outras doenças no olho no qual a visão ainda é preservada.
Além disso, existe a reabilitação visual. Aos poucos, a pessoa diagnosticada com visão monocular, consegue adaptar-se à condição de enxergar com apenas um dos olhos. As dificuldades iniciais, apesar de não deixarem de existir, acabam sendo amenizadas.
A “convivência” com o problema é mais fácil para jovens, pessoas que tiveram perda gradativa da visão ou mesmo aquelas que não perderam totalmente a visão do olho atingido.
Mas, porque a visão monocular é considerada uma deficiência?
Não ter a visão de ambos os olhos dificulta a nitidez e pode afetar a coordenação motora. Compromete, especialmente, as profissões que exigem um trabalho a curta distância dos olhos, como cirurgiões, cabeleireiros, mecânicos, costureiros, motoristas, entre outras.
A nova lei garante à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência. Também obriga o Poder Executivo a criar instrumentos de avaliação desse tipo de deficiência.
Lembrando que para que qualquer pessoa se enquadre nessa condição, a perda de visão não pode ter prognóstico de melhora, ou seja, deve ser realmente diagnosticada como irreversível.
No entanto, não basta só saber o que significa visão monocular, é preciso estar sempre cuidando da sua visão. Consultar um oftalmologista é importante para garantir a qualidade de vida.