ceratoconjuntivite

Ceratoconjuntivite: o que é?

A ceratoconjuntivite é uma inflamação ocular que atinge a córnea e a conjuntiva simultaneamente. Há diversas causas para essa inflamação, como infecções por vírus ou bactérias, ressecamento dos olhos e alergias.

A ceratoconjuntivite é uma subdivisão das conjuntivites, que são inflamações na conjuntiva. Mas nesse caso, a inflamação também acomete a córnea. Portanto, isso faz com que o quadro dessa inflamação possa causar complicações na córnea também.

Sintomas

Os sintomas são bem parecidos com os da conjuntivite:

  • Vermelhidão;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Inchaço da pálpebra;
  • Visão embaçada;
  • Lacrimejamento em excesso e
  • Coceira

Causas e diagnóstico

As causas da ceratoconjuntivite são diversas, como alergias e infecções, e portanto, outras especialidades médicas podem atuar em conjunto do oftalmologista com exames e avaliações para identificar a causa com precisão.

Além disso, a ceratoconjuntivite é dividida em tipos que podem orientar melhor a causa dela.

Ceratoconjuntivite infecciosa

Como o próprio nome diz, infecções por vírus e bactérias causam esse tipo da inflamação. Geralmente, vírus do tipo Adenovírus, que são causadores de resfriados comuns e conjuntivites, e bactérias como a Pseudonomas areuginosa, temida por causar infecções hospitalares.

Aliás, diversos organismos podem causar a ceratoconjuntivite infecciosa, e, dependendo do organismo, o quadro pode evoluir para grave em pouco tempo. Portanto, consulte um oftalmologista em qualquer caso dessa doença.

Ceratoconjuntivite alérgica

Esse tipo é uma subdivisão das conjuntivites alérgicas e também é conhecida como ceratoconjuntivite atópica ou vernal. Ela é causada por alergias crônicas e podem impactar no cotidiano, além de poderem evoluir para um quadro grave.

Ceratoconjuntivite seca

Esse tipo acomete pessoas que têm uma disfunção na produção de lágrimas, que, portanto, acaba em um ressecamento dos olhos. Um exemplo é a síndrome do olho seco, que atinge mais de 2 milhões de pessoas no mundo.

Por isso, o ressecamento contínuo dos olhos pode desencadear nesse tipo da doença e o contato com poeira, vento e fumaça podem agravar os sintomas.

O teste de Schirmer avalia a quantidade de lágrimas produzidas pelas glândulas lacrimais, auxiliando no diagnóstico da síndrome do olho seco. Além disso, ele auxilia no diagnóstico para o tratamento da ceratoconjuntivite seca.

Ceratoconjuntivite herpética

Esse tipo da inflamação acomete pessoas infectadas pelo vírus da herpes simples tipo 1 e pelo vírus da herpes zoster, o causador da catapora.  A reativação do vírus em pessoas já infectadas ou o contato dos olhos com os fluidos infectados pelos vírus podem desencadear esse tipo de ceratoconjuntivite.

Aliás, o oftalmologista deve avaliar com cautela esse e todos os outros tipos de ceratoconjuntivite para evitar danos maiores. Cicatrizes na córnea e até perda de visão estão entre as complicações graves dessa doença.

Tratamento

A realização do tratamento fica por conta do médico oftalmologista responsável. Mas, no geral, ele é feito com ajuda de colírios lubrificantes, antibióticos e alguns outros tipos. Portanto, em qualquer caso de ceratoconjuntivite, o ideal é procurar uma ajuda profissional para combater de forma correta a inflamação dos olhos.

Aqui na Alpha Diagnose contamos com uma equipe especializada e equipamentos de última geração para lidar com qualquer condição oftalmológica. Além disso, não se esqueça de nos acompanhar no blog e nas redes sociais para saber tudo sobre a sua saúde ocular.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima