Enxaqueca ocular

Enxaqueca ocular: o que você precisa saber

Você já ouviu falar em enxaqueca ocular? Enxaqueca ocular é o conjunto de alterações visuais que se aliam aos sintomas da enxaqueca comum.

Segundo a OMS, cerca de 31 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca comum, sendo a maioria pessoas de 25 a 45 anos de idade. Mas pouca gente sabe que aproximadamente 1 a cada 200 pessoas que sofrem desse distúrbio sofrem de enxaqueca ocular também.

Por mais que seja rara, essa doença de caráter neurológico tem os seus sintomas muito ligados aos olhos, tornando o oftalmologista essencial no diagnóstico e no tratamento.

Os sintomas da enxaqueca ocular

Essa rara condição ocular ligada a enxaqueca une sintomas da enxaqueca comum a sintomas visuais como:

  • Perda transitória de campo visual;
  • Aparecimento de pontos cintilantes;
  • Escurecimento da visão;
  • Distorção da imagem;
  • Flashes na visão;

Esses sintomas visuais acompanham outros como fortes dores de cabeça, enjoos, sensibilidade à luz e ao som. Todos os sintomas de caráter transitório enquanto perdurar a crise. A diferença aqui está que enquanto a crise de enxaqueca dura normalmente 72 horas, os sintomas visuais costumam durar até 30 minutos. Além disso, é muito comum que os sintomas afete apenas um dos olhos.

 

Causas e tratamento

Entre as possíveis causas dessa doença estão alguns distúrbios neurológicos ligados a desequilíbrios de serotonina, deficiência de magnésio, oscilações de progesterona e outros causadores de enxaqueca comum. Mas o tratamento consiste geralmente em antidepressivos e aspirina, devidamente receitados por um profissional quando necessário.

Além disso, o que mais conta é que o tratamento, quando a enxaqueca ocular ocorre, pode ser auxiliado por um médico oftalmologista. Esse profissional irá atuar em conjunto com um neurologista para avaliar e analisar os sintomas visuais envolvidos.

Prevenção

O ideal quando se trata de enxaqueca é a prevenção. Portanto, se atente às dicas a seguir para amenizar as ocorrências de crises de enxaqueca.

As crises podem ser prevenidas com boas noites de sono, controle do estresse e alimentação rica em verduras e legumes. Cabe informar que vinho tinto, chocolate, café e queijos são fortes gatilhos para o aparecimento da enxaqueca ocular.

Portanto, não se esqueça de consultar um oftalmologista assim que os sintomas visuais aparecerem para garantir que esteja tudo bem com a sua saúde.

Siga a Alpha Diagnose nas redes sociais e no blog para se informar sobre essa e outras informações sobre oftalmologia e sua saúde ocular.

 

 

Rolar para cima