miopia

Miopia: o que é, causas e tratamento

A miopia é um dos erros refrativos mais comuns em pessoas e você com certeza já ouviu falar nela. Afinal, estima-se que 35 milhões de pessoas sejam míopes só aqui no Brasil. Mas o que é a miopia, quais suas causas e tratamentos? Veja a seguir:

O que é a miopia

A miopia é um erro refrativo, ou seja, um erro no processo de refração nos nossos olhos, que por sua vez é fundamental para que enxerguemos nitidamente. Em um olho sem erros refrativos, a luz entra nos nossos olhos e foca-se exatamente na retina, formando as imagens e enviando as informações ao cérebro.

Já em uma pessoa míope, a luz acaba focando antes da retina, fazendo com que objetos distantes pareçam nebulosos e borrados. Veja a imagem abaixo.

Além disso, o globo ocular de uma pessoa míope tende a ser mais longo que o normal, além da córnea ser um pouco mais curva.

Portanto, a miopia é o que chamamos de dificuldade em enxergar de longe. Os erros refrativos mais comuns são a miopia, o astigmatismo, a presbiopia e a hipermetropia. 

miopia

Diagnóstico e causas

O médico oftalmologista é quem diagnostica a condição por meio de alguns exames como o exame de refração, popularmente conhecido como “teste de vista”. Depois de diagnosticada, a miopia é classificada em graus de dioptria.

  • Baixa miopia: até 3 graus de dioptria.
  • Miopia moderada: entre 3 e 6 graus de dioptria.
  • Alta miopia: acima de 6 graus de dioptria.

Esses graus são os que usamos para fazer os óculos e lentes de contato. Em alguns casos, a causa dessa condição é genética, ou seja, hereditária. Mas há indícios de que o uso de celulares e tablets podem influenciar no aumento do grau da miopia, especialmente em crianças. Leia mais clicando aqui.

Sintomas e tratamento

A miopia causa alguns sintomas, entre eles:

  • Dores de cabeça;
  • Visão cansada;
  • Forçar a visão ou apertar os olhos;
  • Dificuldade em enxergar objetos distantes;
  • Dificuldade para dirigir, especialmente a noite.

Ao perceber alguns desses sintomas, consulte o seu médico oftalmologista para avaliar o seu óculos ou a necessidade de um novo.

Aliás, falando em óculos, o tratamento consiste no uso deles ou de lentes de contato para aliviar o sintomas e corrigir a refração. Isso acontece porque as lentes corrigem a incidência da luz e as imagens se formam de maneira correta.

Além disso, há também a cirurgia refrativa, um procedimento muito procurado para quem quer se livrar dos óculos e dos erros refrativos.

Basicamente, o cirurgião consegue corrigir o grau com o procedimento e, portanto, reduz ou remove a necessidade de óculos do paciente. Leia tudo sobre cirurgia refrativa aqui.

Aliás, atente-se à alta miopia, pois ela é um fator de risco para algumas doenças oftalmológicas graves. Portanto, acompanhe a sua saúde ocular anualmente com um oftalmologista.

Agende uma consulta na Alpha Diagnose e nos siga nas redes sociais.

 

 

Rolar para cima