nistago apl de ap

Nistagmo: Entenda tudo sobre a condição do cantor Apl.de.ap do Black Eyed Peas

No último mês de maio, a internet comentou bastante sobre o cantor Apl.de.ap da banda Black Eyed Peas e sobre a sua condição ocular que o deixa praticamente cego: o nistagmo. Muita gente não sabia que Apl tinha um problema de visão e o assunto ficou popular no Twitter.

Como já citamos, o que faz com que Apl não enxergue devidamente são consequências do nistagmo congênito. E você sabe o que é o nistagmo?

Nistagmo

O que é nistagmo?

Nistagmo é o nome dado a movimentos rápidos e involuntários dos olhos, ou seja, movimentos descontrolados que muitas vezes resultam em um problema na visão. A impossibilidade de fixar o olhar em algo imóvel pode fazer com que o cérebro não identifique o comando visual e a visão fique prejudicada. Há diversas causas e tipos.

A condição é dividida em três formas quanto aos movimentos dos olhos: vertical, horizontal e rotatório. Dessa forma, identificamos o sentido dos movimentos. Além disso, também dividimos em nistagmo manifesto, latente e manifesto-latente:

• Manifesto: quando a condição está presente ininterruptamente.
  • Latente: ocorre quando um olho é coberto
  • Manifesto-latente: condição presente ininterruptamente, porém há uma piora quando um olho é coberto.

Quais são as causas?

Há diversas causas para o nistagmo, principalmente se ele for adquirido. Mas, em casos como o de Apl do Black Eyed Peas, o nistagmo é congênito, ou seja, presente desde o nascimento ou antes dos 3 meses de vida.

Na sua forma congêntita, o nistagmo pode ser dividido em crianças com visão anormal e crianças com visão normal. Ambos os casos trazem problemas moderados ou graves na visão. No entanto, no primeiro caso, os movimentos não permitem que os olhos enviem ao cérebro o que estão vendo.

Já o nistagmo adquirido tem diversas causas além de aparecer após os 6 meses de vida. Ademais, é importante notar que o nistagmo muitas vezes está diretamente relacionado à uma causa externa, geralmente na parte neurológica. Portanto, exames como uma ressonância magnética do cérebro auxiliam no diagnóstico, por exemplo.

Algumas causas do nistagmo:

• Erros refrativos com alto grau (alta miopia, alto astigmatismo);
  • Catarata congênita (no congênito);
  • Amaurose congênita de Leber (no congênito);
  • Hipoplasia do nervo óptico (no congênito);
  • Labirintite;
  • Doenças que podem atingir o cérebro;
  • Lesão medular;
  • Drogas;
  • AVC’s;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Hereditariedade (no congênito) e
  • Tumores

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico se dá por exames clínicos com um oftalmologista, além de exames e testes laboratoriais para identificar possíveis causas subsequentes. Além disso, o tratamento depende muito da sua causa. Ou seja, em alguns casos o nistagmo pode ser curado, em outros não.

No caso de alta miopia, por exemplo, o uso de óculos é um possível tratamento. Aliás, a troca do óculos pelas lentes pode ser uma opção viável e com melhoras.

Em casos em que a causa específica pode ser tratada, o nistagmo melhora junto com ela. Além disso, há casos em que o oftalmologista pode indicar a cirurgia de estrabismo e alguns medicamentos podem auxiliar.

Siga as nossas redes sociais e o nosso blog para mais informações. Mas, não se esqueça de agendar uma consulta na Alpha Diagnose.