cuidados com os olhos no inverno

Cuidados com os olhos no inverno

Você sabe quais os cuidados que você deve ter com seus olhos no inverno? Então, na mais fria estação do ano, leve em consideração as dicas que daremos a seguir. Essa época do ano, além de dividir quem gosta de quem não gosta dela, pode facilitar alguns problemas para a sua visão e para os seus olhos.

Separamos quatro cuidados que você deve ter no inverno.

Cuidados com os olhos no inverno

O inverno é caracterizado pelo tempo seco e frio, isso faz com que as pessoas passem mais tempo em locais fechados e com baixa circulação de ar. Portanto, o acúmulo de poeira e ácaros pode aumentar, desencadeando alguns problemas como o olho seco.

A Síndrome do olho seco afeta cerca de 20% da população mundial, e no inverno esse problema se acentua. A lubrificação natural dos olhos diminui durante o clima seco, assim como a quantidade de piscadas que damos, e por isso pode desenvolver essa síndrome. Confira alguns sintomas:

  1. Sensação de areia nos olhos
  2. Dificuldade para piscar
  3. Ardência nos olhos
  4. Irritação
  5. Sensação de secura nos olhos

Esses são alguns sintomas do olho seco, que pode, muitas vezes, atrapalhar o cotidiano de muita gente. Caso se identifique com esses sintomas, consulte o seu oftalmologista para que ele receite o colírio adequado para amenizar a crise.

Conjuntivite

Como já sabemos, o inverno é uma estação do ano em que os casos de doenças contagiosas aumenta drasticamente. Um desses motivos é o mesmo que citamos há pouco, o fato de ficar em locais fechados.

olhos vermelhos

Uma das doenças mais comuns é a conjuntivite, que pode ser causada por vírus e bactérias, que circulam com mais facilidade nas condições do inverno. Para informações mais detalhadas sobre essa doença, clique aqui.

Evitar contato próximo, higienizar as mãos sempre e evitar levá-las aos olhos evita não só a conjuntivite, como outras doenças até mais sérias. Previna-se.

Reações alérgicas

É importante lembrar que a conjuntivite tem a sua versão alérgica também, e os casos no inverno são altos pelo alto número de reações alérgicas que esse tempo pode desencadear nas pessoas. Portanto, outro cuidado que devemos ter com os nossos olhos no inverno diz respeito às alergias. O alto contato com a poeira, ácaros e poluição faz com que os olhos sofram com alergias, por isso fique atento aos seguintes sintomas:

  1. Lacrimejamento
  2. Ardência
  3. Coceira nos olhos

Um fato importante é que o ato de coçar os olhos pode ser muito grave, e facilita o aparecimento de doenças como o ceratocone e outros problemas. Portanto, evite ao máximo coçar os olhos.

Atente-se que pessoas com rinite e asma são mais propensas a desenvolverem alergias oculares. Então, procure um oftalmologista para receber as melhores indicações contra as alergias dos olhos.

Cuidados com o sol no inverno

Um dos cuidados que devemos tomar com os olhos no inverno é com a radiação solar. Muita gente está acostumada a utilizar óculos escuros apenas no verão, e, devido frio, abandonam esse hábito no inverno.

Mas a luz solar, mesmo que não pareça, ainda afeta os olhos de forma negativa. Isso acontece porque mesmo em dias nublados, a luz solar emite raios UV.  Portanto, toda precaução é valida. Além disso, lembre-se que a exposição prolongada à luz solar pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de catarata, glaucoma e outras doenças. 

Utilize sempre óculos de sol com proteção adequada quando estiver em ambientes externos.

Esses são alguns cuidados que você deve tomar durante o inverno, mas lembre-se que a opinião de um especialista é sempre a melhor opção em caso de qualquer incômodo que citamos no texto.

Por fim, siga a Alpha Diagnose nas redes sociais e no blog, para ficar por dentro de tudo que você precisa saber sobre a saúde dos seus olhos.

 

Rolar para cima