ceratocone

O que é o Ceratocone?

Você provavelmente já ouviu falar em Ceratocone, mas você sabe exatamente o que é essa doença?

O Ceratocone é uma doença que atinge a córnea, fazendo com que ela se projete para frente e cause distorção na visão. A visão embaçada é o principal sintoma, como vamos falar daqui a pouco.

Essa projeção para frente faz com que a córnea fique com o formato de um cone, daí o nome Ceratocone. A princípio o tratamento é feito apenas com óculos, mas a evolução da enfermidade deve ser acompanhada desde cedo.

Mas antes de continuar, vamos entender o que é a córnea. A córnea é uma membrana que se posiciona na frente do olho, funcionando como uma lente natural. Assim como as lentes de câmeras fotográficas.

Ela é responsável por mudar a direção da luz assim que ela entra no nosso olho, e a partir daí, as outras partes do globo ocular conseguem formar as imagens para que nós enxerguemos com precisão.

A córnea projeta-se para frente e sua forma aparenta um cone, dificultando a visão. (Foto: Arquivo pessoal)

Como identificar o Ceratocone?

Os sintomas mais comuns são a visão embaçada e irregular. A princípio, ela se assemelha ao astigmatismo, mas cuidado, eles são diferentes. Principalmente porque o Ceratocone pode evoluir para enfermidades mais extremas como a cegueira, por exemplo.

Porém não se assuste, existem formas de tratamento cada vez mais avançadas e o quanto antes identificada, essa doença pode ser tratada mais facilmente. Se você estiver com alguma suspeita, não deixe de marcar uma consulta com um oftalmologista.

Diferente do que sabemos da maior parte dos distúrbios oftalmológicos, o Ceratocone se desenvolve no final da infância e no começo da adolescência. Nessa fase, os olhos são bem exigidos pelas atividades escolares, por isso é bom estarmos atentos.

É difícil saber as causas exatas do Ceratocone, mas o que se sabe é que, majoritariamente, ela é uma enfermidade de condição genética e se apresenta de forma hereditária. Portanto, se você possui casos prévios na família, é bom realizar uma consulta para um bom acompanhamento.

Diagnóstico, prevenção e tratamento

Além da condição genética, existem outras formas de se desenvolver o Ceratocone. Um exemplo clássico é o de pessoas com rinite alérgica. A alergia faz com que essas pessoas cocem os olhos consideravelmente, podendo causar danos na córnea e facilitando a aparição da doença.

Portanto, a principal prevenção é a de evitar coçar os olhos em qualquer circunstância. E sempre acompanhar de perto com o seu oftalmologista assim que os sintomas aparecerem.

O Ceratocone costuma se manifestar entre os 10 e 25 anos de vida do paciente. (Foto: Reprodução/Unsplash)

O diagnóstico é feito através de exames de imagens, como a topografia corneana e a paquimetria. O tratamento geralmente é simples, consistindo apenas no uso de óculos e lentes de contato nas fases iniciais.

Em casos mais avançados, o tratamento pode ser feito com o chamado Crosslinking, onde basicamente é feita uma intervenção de colágeno para auxiliar a conformidade da córnea. O transplante de córnea é uma opção em casos extremos.

Não podemos deixar de lembrar a vocês que a Alpha Diagnose realiza todos os exames e tratamentos do Ceratocone. Em casos de aparição de sintomas, consulte imediatamente um oftalmologista.

E se você chegou até aqui, continue acompanhando a Alpha Diagnose em nosso Instagram, Facebook e no nosso blog para se manter sempre informado.