No último dia 29 de janeiro, o apresentador Tiago Leifert veio a público relatar que a sua filha, Lua, está com câncer. A doença, chamada de retinoblastoma, é um tumor que geralmente afeta os olhos de crianças antes dos três anos de idade. O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças, mas ainda representa 3% dos casos de câncer infantil, sendo considerado raro. A doença é um tumor maligno originário das células da retina.
Assim como Tiago e sua esposa Daiana Garbin, nós da Alpha Diagnose viemos explicar um pouco sobre o retinoblastoma, suas causas e seu tratamento. Afim de alertar e informar sobre essa doença que precisa da nossa máxima atenção nos primeiros anos de vida de uma criança.
O retinoblastoma é grave?
Por ser um tumor maligno, o retinoblastoma é considerado grave e em estágios avançados ele pode causar a perda da visão e a criança pode até correr risco de vida, se o tumor se espalhar para fora do olho. Por isso, exames preventivos, como o teste do olhinho e o mapeamento da retina, são tão importantes para a manutenção da vida.
O que causa o retinoblastoma
Assim como citado acima, esse tumor se dá nas células da retina. Nesses casos, as células crescem desorganizadamente e formam tumores. O crescimento é rápido e atinge as crianças antes dos 5 anos de idade, geralmente. Apesar deste câncer não ser considerado um dos mais agressivos, ele deve sim ser tratado o mais rápido possível.
Existem duas grandes causas conhecidas para essa doença, a esporádica e a hereditária. Nessa primeira, o tumor se forma por uma aleatoriedade das células e se dá em apenas um olho, chamado retinoblastoma unilateral. Já a segunda é representante de um terço dos casos, onde existe uma mutação genética hereditária e o pai e a mãe podem passar a doença para o filho. Nesse último caso, o tumor se dá nos dois olhos, configurando o retinoblastoma bilateral.
Além disso, o retinoblastoma pode se configurar como trilateral, chamado de retinoblastoma PNET (Tumor Neuroectodérmico Primitivo). Nesse caso, o tumor se origina das células primitivas do cérebro, e atinge somente as formas hereditárias da doença.
Sintomas e diagnóstico
Os sintomas do retinoblastoma são principalmente o reflexo branco no centro de um olho, notado facilmente em fotografias com flash, o estrabismo e a dificuldade de enxergar. Mas dores de cabeça e vômitos também podem aparecer.
Esse reflexo branco no centro do olho é popularmente conhecido como “olho de gato”, e é um ponto branco e opaco causado pela reflexão da luz no olho em que se localiza o tumor.
O diagnóstico é feito através de exames primordiais como o mapeamento de retina, mas o oftalmopediatra pode solicitar exames como o ultrassom, dentre outros, para complementar.
Tratamento
É importante reforçar que, quanto mais rápido o diagnostico é feito, muito maiores são as chances de cura. Portanto, ao suspeitar ou identificar um desses sintomas no seu filho, procure imediatamente um oftalmologista. Vamos falar sobre os tipos mais comuns de tratamento do retinoblastoma abaixo.
As formas de tratamento mais comuns são a quimioterapia e a radioterapia, que se realizadas no início da doença, podem eliminar o tumor e impedir que ele se espalhe para outras áreas do corpo ou volte a aparecer. Em grande partes dos casos, o tratamento se dá com sucesso preservando a visão, a vida da criança e sem sequelas.
Em casos mais graves da doença, o médico pode solicitar a retirada do globo ocular por meio de uma cirurgia. Mas o procedimento é feito apenas em casos mais avançados da doença e visa a proteção da vida da criança.
A Alpha Diagnose posta conteúdos informativos semanalmente no blog e diariamente no Instagram, não deixe de nos acompanhar e se informar sempre sobre a saúde dos seus olhos. Além disso, em qualquer caso de suspeita de retinoblastoma, nossos especialistas estão prontos para te receber.