Os erros refrativos da visão são muito comuns e os mais conhecidos são a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Quando você vê alguém utilizando óculos na rua, muito provavelmente ele possui algum grau de alguma dessas condições. A correção desses distúrbios da visão pode ser com um óculos, lentes de contatos e, por fim, pela cirurgia refrativa.
Essa cirurgia é muito procurada por praticamente eliminar o uso dos óculos, e trazer o conforto e a autoestima de volta para a vida das pessoas. Mas como é feita essa cirurgia? É o que vamos explicar mais adiante nesse texto.
A cirurgia refrativa
Esse tratamento para os distúrbios refrativos é muito mais simples do que você imagina, além de serem indolores e de rápida recuperação. A cirurgia refrativa costuma tratar da miopia (dificuldade para enxergar de longe), o astigmatismo (visão embaçada para perto e longe), e a hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto).
Muitas vezes ela também corrige a combinação da miopia e do astigmatismo ao mesmo tempo, assim como a da hipermetropia e do astigmatismo.
O procedimento
A cirurgia consiste na utilização de um laser que elimina o erro de refração dos olhos. Através da ablação da córnea, o laser corrige o grau em minutos. O procedimento dura em torno de 10 a 20 minutos. Existem dois procedimentos mais comuns, o LASIK e o PRK.
- Lasik com laser de Femtosegundo: é utilizado um laser para a abertura da córnea, depois outro laser é aplicado para corrigir o grau.
- PRK: Aqui não há a abertura da córnea, mas sim uma delaminação. A córnea é delaminada e um laser corrige o grau.
A técnica escolhida depende da avaliação dos exames pré operatórios e da decisão do cirurgião.
Todos esses procedimentos são indolores, minimamente invasivos, rápido e de recuperação ágil, mas, como todo procedimento cirúrgico, o acompanhamento profissional é indispensável.
Especialistas recomendam para quem quer se submeter à independência dos óculos:
- Você deve ter 18 anos ou mais;
- O grau do seu erro de refração deve ser estável;
- Uma consulta prévia deve ser feita para avaliar os olhos e a integridade de suas estruturas;
O pós operatório
Os olhos podem ficar sensíveis após o procedimento e podem aparecer alguns incômodos, mas geralmente em 2 ou 3 dias o paciente estará recuperado. O oftalmologista poderá prescrever medicações e colírios adequados para uma boa recuperação. Ademais, aqui vão mais algumas dicas de pós operatório:
- Evite coçar os olhos ou tocá-los, e não se exponha a vento e sol forte sem proteção;
- Utilize os medicamentos previamente prescritos pelo seu médico;
- Volte ao consultório para a consulta pós operatória.
O resultado
Como já dissemos anteriormente, a alta do centro cirúrgico é imediata, o desconforto pós-operatório é mínimo e a recuperação é rápida. Além disso, os riscos são mínimos, mas isso não significa que são inexistentes.
Por fim, a cirurgia refrativa significa a independência dos óculos em muitos casos, recupera a autoestima e a autonomia na visão. Mas vale lembrar, consulte o seu oftalmologista e realize os exames antes de realizar a cirurgia.
Aqui na Alpha Diagnose nós realizamos todas as etapas dessa cirurgia, portanto entre em contato clicando aqui e saiba mais.
Continue nos acompanhando no Instagram, Facebook e aqui no blog para ficar por dentro de tudo sobre oftalmologia.