O que o coração sente, os olhos veem também: quando a visão dá os primeiros sinais de que algo não vai bem

Nem sempre incômodos como olhos vermelhos, visão embaçada, desconforto visual estão diretamente relacionados a problemas nos olhos.

As janelas da alma, como são poeticamente chamados os olhos, também podem ajudar a identificar sinais de que há algo de errado com a nossa saúde de forma geral.

De infecções a câncer, passando por problemas do coração, muitas são doenças que se manifestam pelos olhos.

Entenda um pouco mais sobre o motivo pelo qual isso acontece.

Quando ou não se preocupar?

Na maioria das vezes, irritação nos olhos não é sinal de um problema grave, sendo mais frequentes devido a cansaço ou uma ligeira inflamação do seu revestimento, provocada pelo ar seco ou poeira, por exemplo.

É comum que estas alterações durem de um a dois dias e desapareçam sozinhas, muitas vezes, sem precisar de tratamento.

No entanto, quando levam mais tempo para desaparecerem e ainda provocam desconfortos, podem indicar a presença de problemas sérios e sistêmicos.

Nestes casos, é aconselhado consultar um oftalmologista para identificar se existe alguma doença que precise ser tratada e se preciso solicitar exames sistêmicos complementares.

Porque os olhos dizem tanto sobre nosso corpo?

Fora o lado poético, de que os olhos dizem muito sobre o que estamos sentindo, essa estrutura, talvez uma das mais complexas e, ao mesmo tempo, uma das mais delicadas do nosso corpo, serve de parâmetro para dizer como anda a nossa saúde na totalidade.

A estrutura é formada por membranas, nervos e líquidos que exercem funções que permitem a você enxergar. Além de ser uma área extremamente vascularizada.

Por isso, exames oftalmológicos, como mapeamento da retina, mais conhecido como exame do fundo do olho, podem detectar problemas do coração e ajudar no diagnóstico de doenças assintomáticas.

O exame de mapeamento de retina é o único exame do corpo humano inteiro, nada invasivo, que traz uma visão completa do nosso corpo. Somente com um colírio dilatador e com uma luz,  através dos vasos do fundo do olho é possível verificar se há alguma alteração de tortuosidade sugestiva de retinopatia hipertensiva. Simplificando, eles permitem saber se há alguma alteração na pressão do corpo.

Mas sobre quais doenças os olhos dão sinais?

Como alterações de pressão arterial (que podem ser vistas pelo fundo do olho) tem relação com infarto e AVC (acidentes vasculares cerebrais) os olhos são sempre um fator alarmante para a incidência dessas doenças.

Além disso, o exame de fundo de olho serve também para identificar se há alguma predisposição à diabetes. Isso porque os globos oculares sofrem quando a taxa de açúcar no sangue permanece elevada — um traço típico dessa condição, em especial quando descontrolada. Tanto que diabéticos, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, chegam a ter uma probabilidade 25 vezes maior de perder visão.

Doenças reumatológicas como artrite reumatoide e artrite reumatoide juvenil, também podem se apresentar com sintomas oculares como: vermelhidão, coceira, sensibilidade à luz e secura.

Doenças infecciosas também podem desencadear sintomas oculares, como a toxoplasmose que pode deflagrar dor, vermelhidão, aparecimento de pontos flutuantes no campo visual e aversão à claridade. Essas consequências surgem em decorrência de uma inflamação na retina que, em situações avançadas, provoca uma cicatriz capaz de cegar. Daí por que é fundamental procurar o médico ao primeiro sinal suspeito.

Não podemos esquecer também da tuberculose e das doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS e sífilis. Na primeira, a queda de imunidade faz com que inimigos oportunistas, como citomegalovírus e herpes, danifiquem até os olhos. A bactéria da sífilis, por sua vez, consegue cair na circulação e desembarcar nos olhos.

Por esses e outros motivos, é importante manter visitas regulares ao oftalmologista. Agende agora mesmo sua consulta.