catarata

Catarata: causas, sintomas e tratamento

Conhecida como a maior causa de cegueira reversível do mundo, a catarata é responsável por mais da metade de casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas o que é a catarata? Quais são os seus sintomas e o seu tratamento? É exatamente isso que vamos responder no texto a seguir. Acompanhe.

O que é Catarata?

A catarata é uma doença ocular causada pela opacificação do cristalino. O cristalino é como se fosse a lente natural dos nossos olhos, responsável por focar em objetos, e com o passar do tempo, nós vamos envelhecendo e o cristalino vai perdendo a sua transparência. Sendo assim, ele vai perdendo a capacidade de focar os objetos.

A catarata é exatamente a perda de transparência do cristalino. Imagine uma câmera em que a lente não é mais clara, ela se torna opaca. É assim que nossos olhos ficam. E quando revelamos a foto a imagem fica embaçada, é assim que enxergamos com catarata.

A visão do paciente vai ficando embaçada e ela passa a enxergar apenas vultos e reflexos luminosos. Com o passar do tempo, portanto, a doença é capaz de causar a cegueira.

Tipos de Catarata

A catarata foi estudada durante muito tempo. Um fato curioso é que o registro mais antigo de cirurgia dessa doença é de 600 aC. Aliás, ela pode ser subdividida em alguns tipos distintos, já que sua causa não se dá exclusivamente pelo envelhecimento natural. Vamos a eles.

Catarata Senil

Geralmente, afeta pessoas acima de 50 anos. Ela é o tipo de catarata que mencionamos agora há pouco. Ocorre com o processo de envelhecimento natural do cristalino que vai se tornando opaco e causando perda progressiva da visão. Mas veja bem, isso não significa que todas as pessoas vão ter catarata que precisa de tratamento.

Catarata Secundária

A catarata secundária é também causada pela opacificação do cristalino, mas nesse caso envolve fatores de riscos que podem acelerar o processo de catarata e atingir pessoas de qualquer idade. Alguns desses fatores são o uso excessivo de corticóides (principalmente em colírios), o tabagismo, a diabetes e fatores hereditários, por exemplo.

Outro fator de risco são as inflamações e as lesões oculares, caracterizando a catarata traumática. Pessoas que sofreram traumas oculares podem acabar desenvolvendo a catarata antecipadamente.

Catarata Congênita

A catarata congênita é um tipo distinto de catarata. Mas neste caso, ela se dá em crianças logo no nascimento ou até o primeiro ano de vida. Portanto, essa forma não está diretamente ligada ao envelhecimento. Nesse caso em específico, infecções como a rubéola, a toxoplasmose e a sífilis podem ser passadas da mãe para o filho durante a gestação e causar a forma congênita dessa doença.

Sendo assim, é muito importante mencionar o teste do olhinho. Esse é o primeiro exame oftalmológico que a criança deve fazer para que o médico oftalmologista tenha certeza de que tudo está certo com a sua visão. Não deixe de levar o seu filho à um oftalmologista nos primeiros meses de vida dele.

Sintomas

Como já mencionamos as causas da catarata, vamos falar um pouco sobre os sintomas. Além do principal que é a perda reversível da visão, temos alguns outros sintomas, como:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldades para ler e dirigir;
  • Visão dupla;
  • Sensibilidade à luz;
  • Flashes e brilhos na visão;

Se você tem idade acima de 50 anos, consulte o seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Isso ajuda na prevenção e no tratamento efetivo dessa e de outras doenças oculares.

Diagnóstico e prevenção

O oftalmologista é o especialista que avalia a catarata. Por meio de exames de rotina como o teste de acuidade visual, a paquimetria e o mapeamento de retina, o médico pode avaliar essa doença, mas também consegue avaliar outras condições nos olhos do paciente também.

A prevenção deve ser feita levando em conta os fatores de risco como mencionamos acima. Parar de fumar, não utilizar colírios sem acompanhamento médico e obter um estilo de vida saudável, principalmente na melhor idade, podem ajudar a conter o avanço dessa condição.

A exposição frequente ao sol, sem a devida proteção, também pode acelerar o processo da catarata, portanto, utilize óculos de sol com proteção adequada quando estiver em ambientes externos.

cirurgia de catarata

Como se trata a catarata?

Não existem remédios e nem colírios para essa doença. A intervenção cirúrgica é a única forma de se tratá-la. A operação é realizada com anestesia tópica (colírio) na maioria das vezes, e consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial, feita sob medida após um exame chamado Biometria Óptica.

Felizmente, com os avanços na tecnologia e nas cirurgias, o tratamento é cada vez mais simples e a recuperação mais fácil.

Aqui na Alpha Diagnose, nós temos uma gama completa de exames para que você acompanhe a sua saúde ocular por completo, além de profissionais qualificados para realizar o procedimento cirúrgico. Agende sua consulta e siga as nossas redes sociais para receber conteúdos diários sobre oftalmologia.

Rolar para cima