Telemedicina na oftalmologia

Telemedicina na oftalmologia: como funciona?

O ano de 2020 foi um ano complicado para todos nós por conta da pandemia. Muitas adaptações na área da saúde tiveram de ser feitas para manter o distanciamento social, e isso abriu espaço para uma tecnologia já existente: a telemedicina. Na oftalmologia não foi diferente, os cuidados com a visão foram mantidos, muitas vezes, à distância. Esse fato levantou algumas dúvidas e sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Afinal, como funciona uma consulta por telemedicina na oftalmologia?

Conceito de telemedicina

O conceito de telemedicina é o de unir medicina e telecomunicação. Por meios de comunicação à distância, o médico pode avaliar exames complementares, e acompanhar o paciente e seu respectivo tratamento com o apoio de tecnologias. Vamos supor que um paciente precise de um acompanhamento mais próximo de sua condição, mas não tem a possibilidade de ir ao consultório médico muitas vezes. Nessa condição, a telemedicina otimiza o cuidado do paciente com orientações e consultas à distância.Telemedicina na oftalmologia

Como funciona na oftalmologia

Na oftalmologia, esse processo pode muitas vezes ser desafiador, já que muitas avaliações oculares dependem de equipamentos de alta complexidade, com imagens de alta resolução. No entanto, o avanço da tecnologia dos equipamentos realizadores de exames está tornando a prática cada vez melhor. A telemedicina na oftalmologia pode ser realizada de algumas formas.

  • Teleconsulta: O oftalmologista pode realizar uma primeira consulta com o paciente de forma remota. Aqui, informações, orientações e receitas podem ser trocadas por meios digitais. A telemedicina não aborda todas as queixas oftalmológicas por conta dos equipamentos necessários para resolvê-las.
  • Educação à distância: A telemedicina também otimiza a troca de informações pertinentes por meios digitais. Então, informações sobre doenças, tratamentos e prevenção podem ser de grande uso para os pacientes.
  • Interação entre profissionais: Ao avaliar o caso de um paciente, o oftalmologista pode precisar da opinião de outros profissionais de outras localidades. A interação desses médicos é feito por telemedicina, agilizando e otimizando todo o tratamento do paciente.

Apesar das dificuldades, a telemedicina traz diversos benefícios para a experiência do paciente na oftalmologia. Por exemplo, o conforto, a agilidade dos processos e a redução de custos que entram nessa lista. Isso sem falar na acessibilidade de poder se consultar, ter seus exames analisados e tirar as suas dúvidas de qualquer lugar.

Além desses benefícios, oftalmologistas podem acompanhar pacientes com condições crônicas, portanto, o tratamento evita evoluções inesperadas do caso.

Podemos concluir, então, que a telemedicina se faz de grande uso para médicos de todas as especialidades, incluindo oftalmologistas, ainda que com algumas limitações. O diagnóstico mais preciso, o conforto do paciente, a agilidade na troca de informações permitem um avanço quando se trata de medicina.

Telemedicina na Alpha Diagnose

Aqui na Alpha Diagnose, trabalhamos com telemedicina para o acompanhamento de pacientes, análise e troca de laudos e alguns exames médicos. Além disso, estamos sempre tirando dúvidas e postando conteúdos esclarecedores sobre oftalmologia aqui no blog e nas nossas redes sociais.  Portanto, siga acompanhando nossos conteúdos por aqui ou pelo Instagram, mas lembre-se que de onde você estiver, você pode se consultar com um de nossos especialistas.

 

 

 

Rolar para cima