Provavelmente você já ouviu falar em descolamento de retina, e até sentiu um certo medo. Mas você sabe o que significa uma retina descolada, suas causas e consequências? Esse é o tema do nosso texto de hoje, para que você compreenda todos os fatores que podem levar até uma retina descolada, assim como tratamentos e prevenção.
Primeiramente, vamos entender o que é a retina. A retina é uma parte fina do nosso olho, parecida com um tecido, e que permanece colada na parte posterior do nosso globo ocular. Ela é uma membrana responsável por levar informações visuais ao nervo óptico, que por sua vez as leva para o cérebro.
A retina permanece em sua posição por conta do vítreo, uma parte gelatinosa do nosso olho. O vítreo é o responsável por fazer com que a retina não se mova, mas alguns fatores podem mudar isso. Como vamos ver a seguir.
O Descolamento de retina
Quando há o descolamento da retina, isso quer dizer que a retina se desprendeu no interior do globo ocular. Esse descolamento faz com que a retina não obtenha mais nutrientes dos vasos sanguíneos, e portanto comece a degenerar com a morte das suas células. Na oftalmologia, classificamos essa condição como uma situação grave e de emergência, já que ela pode levar à cegueira total e irreversível. Por isso, a qualquer sinal de descolamento de retina, procure imediatamente um oftalmologista.
Causas do descolamento de retina
As causas do descolamento de retina são divididos em três partes. A primeira é quando acontece um rasgo ou ruptura na própria retina, e portanto, ela se desloca ou se descola do fundo do olho. Chamamos esse deslocamento de regmatogênico. Traumas oculares em esportes, por exemplo, podem ser uma das causas desse descolamento.
A segunda é o descolamento tracional, que acontece quando o vítreo, a gelatina que explicamos acima, muda sua composição e se torna mais líquido do que gelatinoso, fazendo com que a tração da retina aumente, e assim se desprenda. A composição e integridade do vítreo estão ligadas geralmente ao envelhecimento ou à condições de saúde como a diabetes mellitus.
A terceira causa é chamada de descolamento exsudativo, acometida por um acúmulo de líquido sobre a retina. Doenças inflamatórias ou até tumores podem desencadear esse descolamento.
Sintomas
Quando o descolamento de retina acontece, geralmente não há dor. Mas existem outros sintomas que podem ser identificados nessa situação:
- Flashes na visão;
- Sensação de moscas ou fios de cabelo na visão;
- Visão turva;
- Sombreamento na visão, central ou periférica;
Além desses sintomas, a perda total da capacidade de enxergar é a condição mais grave que essa doença pode chegar.
Tratamento e prevenção
O tratamento do descolamento de retina é sempre cirúrgico, porém varia dependendo da gravidade da situação. Em casos de ruptura ou rompimento da retina, geralmente se usa a fotocoagulação a laser, por exemplo. Outros procedimentos cirúrgicos também podem ser necessários de acordo com cada caso, mas vale ressaltar que em boa parte dos casos, apenas um procedimento é necessário para resolver.
A prevenção do descolamento de retina é o acompanhamento oftalmológico periódico. Apesar de não ser um costume para muita gente, a avaliação oftalmológica é essencial para evitar problemas de visão. Lembre-se que quanto mais precoce o diagnóstico, mais efetivo é o seu tratamento. Além disso, alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de descolamento de retina. Entre eles:
- Envelhecimento (essa doença costuma ocorrer em pacientes com mais de 50 anos. Faça seu check-up na Alpha Diagnose.);
- Alta miopia (quando a miopia é alta, isso significa que o formato do olho é diferente e a retina mais fina);
- Cirurgia de catarata;
- Diabetes;
- Fatores genéticos e hereditários;
Continue atento à nossa página do Facebook e do Instagram para mais informações. Lembre-se que a Alpha Diagnose está disponível quando precisar de qualquer tipo de avaliação oftalmológica.