Quais os problemas nos olhos decorrentes das telas

Os olhos e as telas: quais os problemas possíveis para a sua visão

Você certamente já ouviu falar que ficar muito tempo olhando para uma tela pode causar danos à sua visão, mas você sabe quais são os problemas que essa exposição à telas pode acarretar para os seus olhos?

Com a tecnologia atual, passamos muito tempo em frente à telas de computadores, televisores e outros dispositivos eletrônicos. Seja no trabalho, na escola ou até nos momentos de lazer. Nós da Alpha Diagnose vamos te explicar nesse post, portanto, fique bastante atento à qualquer sintoma apresentado aqui.

Olhos e a tela: quais os problemas

O uso de aparelhos eletrônicos

Uma pesquisa recente da FGV constatou que existem aproximadamente 424 milhões de dispositivos eletrônicos em atividade no Brasil, isto é, cada habitante possui, em média, dois aparelhos eletrônicos.

O uso desses aparelhos está presente na nossa rotina diária, mas se usados sem cuidado, a nossa visão pode ser comprometida. A Dra. Anelise Nomura, aqui da Alpha Diagnose, explica: “Temos um músculo presente em nossos olhos que é muito exercitado durante a convergência de imagens proveniente de telas, e assim como em uma academia, o uso desse músculo por 8, 12 horas pode causar exaustão.”

Segundo a Dra. Anelise, o ideal é darmos, a cada hora que estivermos à frente de dispositivos eletrônicos, um intervalo de pelo menos 5 minutos. Esses minutos podem ser aproveitados olhando para longas distâncias ou até mesmo de olhos fechados, pois assim os olhos conseguem descansar.

Sintomas

Os sintomas que surgem do uso intenso de telas podem ser diversos, variando de acordo com a intensidade de uso de cada pessoa. Dores de cabeça, olhos secos, doloridos ou irritados, sensação de vista cansada e visão embaçada são os principais sintomas.

Dispositivos como celulares e televisores emitem luz azul, esse tipo de luz pode afetar os nossos olhos de diversas formas. Uma delas é a insônia, já que essa luz reduz a produção da melatonina, o hormônio regulador do sono. Outro problema são as alterações de fundo de olho, segundo alguns estudos, a luz azul pode causar algumas lesões no fundo de olho se combinadas com fatores de risco, como idade avançada, por exemplo.

Além desses fatores, estudos mostram que as crianças estão cada vez mais conectadas, se expondo também ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Um outro estudo apontou que a incidência de miopia aumentou em crianças de até 12 anos, que permaneceram constantemente em frente à aparelhos e dispositivos eletrônicos.

 

Prevenção

Você pode prevenir os sintomas e problemas causados pelo uso exagerado de telas das seguintes formas:

1- Dar um descanso, de pelo menos 5 minutos, a cada hora que estiver em contato direto dos olhos com as telas.

2- Optar por aparelhos eletrônicos com a função de filtrar a luz azul.

3- Não utilizar aparelhos eletrônicos pouco antes de dormir, para reduzir a insônia.

4- Quando os sintomas aparecerem, observar e consultar o seu oftalmologista.

Lembre-se de sempre consultar o seu oftalmologista para avaliar se os sintomas são provenientes do uso de aparelhos eletrônicos ou de outros problemas de visão. Acompanhe a nossa página no Facebook, no Instagram e o nosso blog para manter-se sempre informado.

 

 

Rolar para cima