catarata precoce

Catarata precoce: quais os sinais?

Você provavelmente já ouviu falar sobre a catarata, afinal, ela é uma das doenças oculares mais comuns. Embora o problema clínico esteja ligado na maioria dos casos ao envelhecimento, a condição pode afetar pessoas mais jovens. Quando isso ocorre, damos o nome de catarata precoce

 

A catarata é uma alteração na lente do olho que causa a opacificação do cristalino. Ela surge nos pacientes por volta dos 60 anos, no entanto, alguns medicamentos podem acelerar esse processo

 

Se não tratada corretamente, a doença pode levar à cegueira. Quer saber mais sobre a catarata precoce e quais os sintomas? Acompanhe! 

 

O que pode causar catarata precoce?

A catarata precoce pode ser causada, principalmente, quando o paciente jovem sofre algum trauma ocular ou faz uso de medicamentos específicos. Uma pancada no olho, seja por um acidente automobilístico ou por um trauma provocado ao praticar esportes.

 

A outra causa está ligada ao uso de remédios a base de corticoide, o uso prologando dessa substância pode acelerar o processo. Além dele,  medicamentos para tratamento de acne (isotretinoína), para pressão alta (betabloqueadores) e antidepressivos podem provocar o desenvolvimento da catarata precoce. 

 

Por isso, pacientes que usam algum desses compostos devem realizar o acompanhamento com o oftalmologista. Assim, o profissional consegue analisar a evolução do processo e notar se há algum risco. 

 

Qual a idade que uma pessoa pode ter catarata?

Quando jovens, o cristalino é totalmente transparente, mas com a idade, a lente vai embaçando. Como você pode perceber, a degeneração do cristalino causando opacidade na visão é um processo natural dos nossos olhos, que acontece com o envelhecimento. Sendo assim, a doença é mais comum em pessoas a partir dos 60 anos

 

No entanto, como já dito, alguns fatores podem acelerar a alteração da lente do olho e ela pode ocorrer em qualquer idade. A catarata congênita, causada por mutações genéticas, anormalidades ou infecções na gravidez pode afetar os bebês, por exemplo. 

 

Quais são os sintomas da catarata?

Os principais sintomas da catarata são visão embaçada e baixa de visão à noite. Também podemos citar outros sinais frequentes, como alteração continua do grau do óculos e percepção que as cores estão menos nítidas

 

Caso você perceba que a sua visão de perto melhorou, fique atento, o sintoma pode indicar catarata. Isso porque,  com o cristalino opaco, ocorre um crescimento dessa área e ele acaba servindo como uma lente de aumento. 

 

Quais são os tipos de catarata?

A catarata pode ser dividida em quatro tipos. A senil é caractereizada pelo evelhecimento natural do cristalino. Já a traumática está ligada a algum trauma ou lesão sofrida pelo paciente. 

 

Também temos a catarata secundária, que pode ser causada por outras doenças oculares, como glaucoma e uveíte. 

 

Quem tem catarata precisa fazer cirurgia?

O tratamento da catarata é feito por meio da cirurgia. Com os avanços tecnológicos, o procedimento se tornou simples e rápido, durando cerca de 15 minutos. Ele visa remover o cristalino para melhorar a visão. 

 

No passado, tinha se o conceito de que a catarata precisava estar “madura” antes de operar.  Porém, com técnicas e equipamentos modernos, é possível retirar a catarata até mesmo na forma inicial. 

 

Pacientes diabéticos devem tomar alguns cuidados extras antes e depois da cirurgia, entre o principal, temos a avaliação da retina e a ida ao oftalmologista a cada seis meses

 

A catarata pode levar à cegueira, mas com a cirurgia, o paciente volta a enxergar. O ideal, claro, é não chegar a esse ponto. 

 

A Alpha Diagnose conta com um centro especializado com uma gama completa em cirurgias oftalmológicas. Clique aqui para saber mais!  

 

O que fazer para prevenir a catarata?

De fato, o envelhecimento do cristalino é algo natural, porém, no caso da catarata precoce, é possível evitar o processo. Como vimos, o uso prolongado de medicamentos pode causar a doença. 

 

Sendo assim, é muito importante o acompanhamento médico de pacientes que usam remédios de risco. Lembre-se também de nunca realizar a automedicação, principalmente, de colírios. 

 

A catarata é uma doença progressiva e é uma das principais causas de cegueira reversível do mundo. Por isso, a visita anual ao oftalmologista após os 50 anos é ainda mais necessária. 

 

Para cuidar da saúde dos seus olhos, conte sempre com os especialistas da Alpha Diagnose.

6 comentários em “Catarata precoce: quais os sinais?”

  1. Tenho 53 anos e fui diagnosticada com catarata. Meu grau p longe diminuiu de 4 p 1. Não sei se devo operar ou não. Preciso de ajuda urgente.

  2. Tenho 26 anos e fui diagnosticada com envelhecimento precoce do cristalino. Perdi 15% da minha visão para longe em um olho e 20% no outro. Devo me preocupar agora ou esperar?

    1. Equipe Alpha Diagnose

      Tudo bem, Manuella?
      Seria interessante avaliar e ver se tem indicação para cirurgia.
      Se tiver interesse estamos a disposição!

      Equipe Alpha Diagnose Oftalmologia
      Instagram: @alphadiagnoseoftalmo

  3. Maria Rosimere da Silva

    Tenho 54 anos e estou com cataratas calcificação, tenho que operar em três meses. Não tenho men um problema de saúde.

    1. Equipe Alpha Diagnose

      O tratamento da catarata é com cirurgia apenas.
      Se vc precisar de ajuda estamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima