tipos de colírio

Tipos de colírio: qual o ideal para o seu incômodo no olho?

O colírio nada mais é do que um medicamento usado pelos oftalmologistas para o tratamento de diversas doenças e problemas oculares. Entre os tipos de colírio presentes no mundo da medicina, temos os lubrificantes, antibióticos, anestésicos, para glaucoma e tantos outros. 

 

É muito provável que você já tenha usado um colírio, seja para dilatar a pupila antes de realizar exames ou até mesmo para auxiliar o tratamento de algum problema comum, como ardor e irritação. 

 

Como você pode perceber, o medicamento tem papel fundamental para promover a saúde dos olhos. Mas para cada incômodo, existe o tipo certo de produto. Conheça os principais no texto a seguir e entenda a importância da prescrição dos colírios. 

Colírios para glaucoma

Os colírios para glaucoma, chamados de antiglaucomatosos, têm papel fundamental no tratamento clínico da doença. Isso porque o medicamento age na redução da pressão intraocular e deve ser usado diariamente. Justamente por isso, o comprometimento total do paciente é muito importante para trazer resultados positivos

 

Os colírios usados para o tratamento de glaucoma são divididos pela forma de atuação dentro do nosso olho. Cada tipo de medicamento pode trazer efeitos colaterais diferentes em cada paciente.

 

Entre os tipos, temos o maleato de timolol, o composto, por exemplo, pode causar tontura, fraqueza e cansaço em pessoas com problemas cardíacos. Por isso, o oftalmologista indicará um tipo de colírio para glaucoma ideal para cada paciente. 

 

Seu colírio está te trazendo efeitos colaterais? Marque a sua consulta na Alpha Diagnose, aqui, você conta com profissionais especializados para te atender e escolher o melhor medicamento para você! 

Tipos de colírio: lubrificantes 

Os colírios lubrificantes atuam para aliviar os sintomas de olho seco, irritado ou ardor. Sintomas muito comuns em pessoas que passam o dia todo em frente ao computador, trabalham em um local com ar condicionado ou que foram expostas a poeira e vento excessivo. 

 

O medicamento funciona como uma espécie de lágrima natural e pode ser comprado sem uso de prescrição médica. No entanto, cada lubrificante ocular tem suas especificidades,  existem produtos mais indicados para problemas de olhos secos mais graves, para pós operatório ou para mulheres na menopausa (momento em que a produção de lágrimas pode diminuir). 

 

Há também casos em que a pessoa não tem um problema de produção de lágrima, mas sente incômodo por usar muito o celular e computador, nesse caso, é possível usar um lubrificante mais simples.  

 

Além disso, o uso incorreto do medicamento acaba, em alguns casos, mascarando doenças oculares. Afinal, vermelhidão e irritabilidade podem indicar problemas mais graves. Por isso, sempre é indicado consultar um profissional quando sentir qualquer incômodo no olho. 

Tipos de colírio: Antibióticos e Anestésicos 

Como o nome já indica, os colírios antibióticos são usados para o tratamento de infecções, como a conjuntivite bacteriana. No Brasil, é exigida a receita para comprar esse tipo de medicamento. 

 

Já o colírio anestésico não é vendido em farmácia. O uso do medicamento está ligado à realização de procedimentos médicos oftalmológicos, uma vez que o colírio alivia dor e sensibilidade ocular

Colírios Anti-inflamatórios

Os colírios anti-inflamatórios ou de corticóide são indicados, principalmente, para recuperação de cirurgia

 

Porém, eles merecem um cuidado especial, o uso incorreto desses medicamentos pode trazer consequências e maximizar outros problemas clínicos. Isso porque se você apresenta herpes, conjuntivite ou uma infecção viral, por exemplo, as doenças podem tomar proporções maiores. 

 

Além disso, o medicamento, quando usado de forma errada, pode causar catarata e glaucoma. Portanto, é muito importante ter em mente que não se deve usar corticoide sem prescrição médica. 

Cuidados ao usar colírio

A falta de informação pode fazer com que alguns pacientes menosprezam o colírio por achar sua ação inofensiva, no entanto, é importante lembrar que o produto é um medicamento e o uso indevido pode trazer problemas para a saúde dos olhos. 

 

E não se esqueça: qualquer incômodo no olho, procure por um profissional. Para isso, conte com a Alpha Diagnose!

4 comentários em “Tipos de colírio: qual o ideal para o seu incômodo no olho?”

  1. Márcia verônica de castro

    Estou com ardência nas vistas, vermelha e lacrimejando. Arde ao ficar na claridade. Uso lente de contato. No momento não estou usando a quatro dias devido este sintomas. Qual colírio usar?

  2. Mariza da Silva

    Gostaria de saber qual colírio usar sinto como estivesse um grão de areia nós olhos mas só incomoda quando fecho ele esse grão fica encomoda deps abro os olhos esse grão se aqueta nós olhos

  3. Jociene Andrade de Oliveira

    Estou com os olhos secos e fica dolorido por causa disso estou usando colirio liris

    1. Equipe Alpha Diagnose

      Tudo bem, Jociene?
      Utilize colírios lubrificantes talvez seria a melhor opção.
      Mas para uma melhor assertividade no tratamento sugiro marcar consulta on-line com a nossa equipe.
      Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima