Seus olhos estão apresentando vermelhidão, sensibilidade à luz, coceira ou até mesmo dor? Se sim, fique atento! Todos esses sinais são sintomas de inflamação nos olhos. Embora os incômodos citados sejam alguns dos mais comuns entre os pacientes, o problema clínico pode ser um indicativo de diversas doenças graves, como a uveíte e até mesmo o glaucoma.
Nossos olhos podem ficar inflamados por diversas causas, isso porque esse órgão é extremamente sensível e pode entrar em contato com agentes tóxicos, vírus e bactérias facilmente. A conjuntivite, por exemplo, é uma das inflamações nos olhos que mais acometem os pacientes e é provocada por esses elementos.
Com o foco na prevenção de doenças, preparamos um conteúdo sobre os principais problemas clínicos relacionados à inflamação nos olhos para você se cuidar e manter a saúde da sua visão em dia.
Uveíte
A Uveíte é a inflamação de uma camada do olho chamada úvea. É importante saber que as respostas dessa condição podem se manifestar de várias formas, dependendo qual porção da camada é acometida. Entre os principais sintomas, temos: olho vermelho, doloroso e com muita intolerância à claridade.
Muitas vezes, ela é confundida com a conjuntivite, mas na verdade, a uveíte é uma doença mais grave que pode levar à cegueira. Um fator que pode diferenciar os problemas clínicos expostos é o fato de que a uveíte não gera secreções.
Suas causas estão ligadas a problemas autoimunes, infecções e até a alguns tipos de câncer. Como a doença apresenta diferentes origens, o tratamento depende da definição adequada. A uveíte é uma causa frequente de cegueira e o diagnóstico precoce é importante para reverter o quadro.
A Alpha Diagnose tem como compromisso o cuidado integral com a sua saúde. Contamos com um equipe oftalmológica especializada em diversas áreas para atender você da melhor forma possível! Conheça nossos especialistas.
Inflamação nos olhos: conjuntivite
Provavelmente, você já acordou com os olhos grudados de tanta secreção e se sentiu assustado. De fato, a conjuntivite apresenta sintomas bastante característicos, são eles: secreção, olhos, vermelhos e com sensação de areia. Além dos incômodos oculares, ela costuma coincidir com dor de cabeça e mal estar.
Existem três tipos de conjuntivite: a infecciosa (provocada por vírus), a alérgica (causada por poeira ou pelos) e a tóxica (quando há contato com algum produto químico). A primeira delas é a mais comum, tendo maior incidência no verão ou no inverno.
A conjuntivite é uma condição comum, mas alguns cuidados podem ajudar a preveni-la. A transmissão da doença se dá pelo contato, por isso, quem usa óculos, deve procurar não ficar colocando e tirando ele do rosto. Além disso, não esqueça de lavar sempre as mãos e evitar compartilhar toalhas e fronhas.
Terçol
Outra doença que muitas pessoas provavelmente já tiveram e é causada por uma inflamação é o terçol, aquela bolinha dolorosa na pálpebra.
Popularmente conhecido como viúva, a infecção das glândulas da base dos cílios faz com que as pálpebras fiquem inchadas, avermelhadas e doloridas.
O terçol é causado por excesso de inflamação na base dos cílios e inflamações pré-existentes, podendo acontecer quando há remoção inadequada da maquiagem, por exemplo.
Não fure ou esprema o terçol e nem use colírio sem orientação médica. O recomendado é promover calor na região inflamada, você pode fazer isso com bolsa em gel ou água quente.
Inflamação nos olhos causada por lentes de contato
A ceratite é uma inflamação da córnea, geralmente, relacionada ao mau uso da lente de contato. A condição pode ser promovida por atrito, trauma ou originária por infecções causadas por bactérias e fungos, sendo essa última a mais preocupante.
O diagnóstico é feito por meio de exames oftalmológicos. A doença, se não tratada adequadamente, pode levar a problemas mais sérios, deixando sequelas em sua visão. Entre os sintomas, devemos nos atentar aos olhos vermelhos, sensação de areia e visão embaçada.
A mão e as lentes podem realizar o transporte de bactérias e fungos para o olho. Não à toa, quando o paciente começa a usar lentes, o médico gasta alguns minutos para explicá-lo a importância da higienização.
Por isso, evite dormir com lentes de contatos, usar um produto vencido e, no geral, não deixe a lente entrar em contato com a água.
Agora que você já sabe o que pode causar inflamação no olho, não deixe de continuar cuidando da saúde da sua visão. Precisando realizar exames e consultas de rotina conte com os profissionais especializados da Alpha Diagnose para te atender.