Lentes de contato

Lentes de contato: o que você precisa saber?

As lentes de contato são uma alternativa muito procurada para quem precisa usar óculos. Seja para praticar atividades físicas, para melhorar a autoestima ou para muitas outras facilidades que essa tecnologia traz. Mas você sabe como são criadas as lentes? Como elas funcionam e quais suas indicações? Acompanhe no texto um apanhado de tudo que você precisa saber sobre as lentes de contato.

Uma breve história sobre as lentes de contato

Essa invenção de centenas de anos atrás vem se aperfeiçoando e se tornando adaptável cada vez mais para os olhos.  Há estudos que dizem que Leonardo da Vinci já estudavas formas de fazer um mecanismo como as lentes de contato. Mas elas só foram feitas de fato em 1887, pelo médico alemão Adolf Fick. Entretanto, elas eram feitas de vidro, bem pesadas e impediam a oxigenação da córnea. Imagine o desconforto.

Por isso, essas lentes não caíram no gosto das pessoas e, somente mais de 50 anos depois, os produtores das lentes começaram a usar plástico. Desde 1999, as lentes de silicone-hidrogel são as mais pedidas, pois são muito mais confortáveis.

Lentes de contato: quem precisa?

As lentes hoje em dia são muito tecnológicas e resolvem muitos problemas de refração. Miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo são os erros que mais pedem o uso delas. Essa tecnologia funciona como uma lente de um óculos, refratando e focando a luz que chega aos olhos de forma que os objetos fiquem nítidos. A diferença está em algumas características que ela tem em relação ao óculos.

Atividades físicas, autoestima, conforto e muitos outros parâmetros colocam as lentes à frente dos óculos. Portanto, além de corrigir os erros refrativos, ela é indicada para pessoas que querem soluções para situações em que os óculos atrapalham, como as que citamos há pouco.

Como solicitar uma lente de contato

A primeira coisa a se fazer é sempre marcar uma consulta com o seu oftalmologista. Por meio de exames, o médico especialista vai avaliar muitas questões para indicar a melhor opção de lente para você. Algumas doenças oculares, como o ceratocone, podem impedir o uso de lentes. Além disso, reações alérgicas e outras condições devem ser descartadas antes do início do uso.

Após a avaliação inicial do médico, acontece o que chamamos de adaptação. Com ajuda de um profissional de lentes de contato, o usuário irá passar por alguns procedimentos para se adaptar às lentes.  Esses procedimentos contam com testes de acuidade visual, além de auxílio com a manipulação e uso das lentes, com instruções e dicas.

lentes de contato

Indicações

Por estarem em contato direto com os nossos olhos, que são uma área sensível, precisamos ter cuidados redobrados com o manuseio e o uso das lentes de contato. Separamos algumas dicas para você:

  • Rotina de limpeza: a rotina de limpeza deve começar pelas mãos que devem sempre estar higienizadas. Além disso, as lentes devem sempre estar limpas com uma solução específica para isso. O oftalmologista indicará o melhor produto para a sua lente.
  • Estojos: além das lentes, os estojos devem sempre estar limpos. Aliás, a limpeza deve ser feita diariamente. Além disso, o usuário deve trocar os estojos das lentes mensalmente.
  • Lentes são individuais: nunca utilize lentes de contato alheias ou empreste as suas. Elas são feitas exclusivamente para você e estão em contato com os olhos, portanto, não devem ser compartilhadas.
  • Atenção com o prazo de validade: verifique o prazo de validade das lentes e troque assim que elas atingirem o vencimento.
  • Não durma utilizando as lentes: isso pode facilitar irritações, infecções e problemas mais sérios nos olhos.

Por fim, você pode evitar muitos problemas com as lentes de contato seguindo essas dicas. Lembre-se de sempre consultar um médico oftalmologista, manter bons hábitos de uso e cuidar bem das suas lentes.

Aqui na Alpha Diagnose, você conta com especialistas que te ajudarão a entrar no mundo das lentes de contato. Além disso, confira nossas postagens nas redes sociais e aqui no blog para manter-se sempre informado sobre a saúde dos seus olhos.

 

 

Rolar para cima