A cegueira é o termo utilizado para definir a perda total da visão ou de uma condição de pouquíssima capacidade visual. No último mês de abril, conhecido como Abril Marrom, comemoramos o mês da conscientização e prevenção da cegueira. Segundo um estudo de 2010 do IBGE, o Brasil contava com quase 600 mil vítimas da cegueira em sua população, mas hoje a estimativa é que esse número tenha passado de 1 milhão. Por isso, nós da Alpha Diagnose preparamos um conteúdo para alertar e conscientizar sobre os riscos da cegueira.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se fossem tratados precocemente. Além disso, muitas doenças que causam essa condição são silenciosas. Portanto, frisamos a importância de se manter uma frequência nas consultas com o oftalmologista.
A cegueira
A perda total da visão atinge cerca de 39 milhões de pessoas no mundo e pode ser reversível ou não. Além disso, em geral, a cegueira se dá com a perda progressiva da visão até chegar no estágio avançado: a perda total da capacidade de enxergar. Somente um médico oftalmologista pode indicar a real situação de cada caso, e revertê-la por meio de procedimentos cirúrgicos ou com medicamentos. Em casos irreversíveis e em estágios avançados, o acompanhamento se torna também necessário.
Cerca de 80% das informações que recebemos do mundo são coletados pela visão, isso mostra o quanto devemos nos preocupar e cuidar dos nossos olhos.
Causas
As causas da cegueira são diversas, podendo partir de doenças e até de traumas oculares. Por aqui, falaremos um pouco sobre as causas mais comuns, suas prevenções e tratamentos possíveis.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença ocular bastante conhecida causada por uma neuropatia e que cursa, na maioria das vezes, com o aumento da pressão intraocular, isto é, a pressão interna do olho. Essa pressão danifica o nervo óptico, que leva informações dos olhos diretamente ao cérebro, e se não tratada diretamente pode levar à cegueira irreversível. Para saber mais sobre tratamento, cura e prevenção, confira o nosso texto sobre glaucoma aqui no blog.
Catarata
A catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo. Causada pelo envelhecimento natural do cristalino (lente dos olhos), a catarata faz com que ele fique opaco e reduza a capacidade visual de seu portador até alcançar a cegueira em casos avançados. Para saber mais sobre tratamento, cura e prevenção, confira o nosso texto sobre catarata aqui no blog.
Degeneração Macular Relacionada à Idade
A DMRI é uma doença causada pelo envelhecimento e é caracterizada pelo comprometimento da mácula (área fundamental da retina), que provoca perda progressiva da visão e pode alcançar, em estágios avançados, a cegueira.
Retinopatia diabética
A retinopatia diabética é caracterizada pela alta concentração de açúcar nos vasos da retina, que por conta disso, ficam enfraquecidos, levando a hemorragias, e causam a perda progressiva da visão. Essa doença é o motivo da cegueira em pessoas que convivem com diabetes, portanto, vale ressaltar a importância do acompanhamento de um oftalmologista nesses casos.
Outras causas
Além de todas as causas que citamos, precisamos destacar que a cegueira pode se dar por outros motivos também. Algumas doenças genéticas e hereditárias, como a Retinose Pigmentar, também podem levar à perda total da visão. Por outro lado, os traumas oculares causados por acidentes no trabalho ou em casa, podem danificar severamente os olhos e ter a cegueira como consequência. Portanto, vale lembrar da importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual.
A maior parte das causas que sinalizamos está relacionada, principalmente, à população adulta. Mas doenças genéticas, por exemplo, podem afetar as crianças e causar cegueira infantil. As principais são a catarata congênita, toxoplasmose ocular congênita e o retinoblastoma.
Para finalizar, destacamos que a oftalmologia nos permite evitar muitos casos de cegueira quando identificadas precocemente. Por isso, conte com o checkup anual da Alpha Diagnose para manter a sua saúde ocular em dia.
Além disso, nós postamos conteúdos diários em nossas redes sociais sobre oftalmologia, cuidados com a visão e muito mais. Não deixe de conferir.