covid-19 nos olhos

Os efeitos da Covid-19 nos olhos

No ano de 2020 começamos a enfrentar uma terrível fase no mundo: a pandemia da Covid-19. A doença, causada pelo novo coronavírus, também ficou conhecida por deixar algumas sequelas. Nesse texto, nós vamos falar um pouco sobre os efeitos da Covid-19 nos olhos.

Após algum tempo de pandemia, pesquisadores realizaram estudos para identificar possíveis sequelas da infecção pelo vírus nas pessoas. Compõem essa lista a fadiga, a perda do olfato e paladar e até algumas doenças oculares.

coronavírus

Estudos

Muitos estudos foram feitos para avaliar a sequelas, incluindo um estudo da Academia Americana de Oftalmologia. Segundo ela, constatou-se que entre 1 e 3% dos pacientes sofreram com a conjuntivite durante o quadro, além disso, há o fato da conjuntivite ser o primeiro sinal da doença em muitos casos. Isso ocorre porque os olhos são um local propício para a infecção do vírus.

Em um outro estudo, revisados por pesquisadores canadenses constata-se que 11% dos pacientes prestaram queixas de problemas oculares pós infecção. As mais comuns foram coceira (12,6%), vermelhidão (13,3%) e sensação de olho seco (16%).

Pesquisadores brasileiros também lideraram um estudo para observar as sequelas. Nesse estudo, os cientistas encontraram micro lesões na retina dos infectados pelo coronavírus, mas que não afetavam em nada esses pacientes.

Porém, o mesmo estudo ressalta que esses sintomas são perigosos pois afetam uma parte cautelosa dos nossos olhos: o fundo do olho.

Efeitos indiretos

A pandemia, além do coronavírus, também causou impactos na oftalmologia. O distanciamento social fez com que o número de consultas oftalmológicas diminuíssem, e então, doenças silenciosas, como o glaucoma e a Doença Macular Relativa À Idade (DMRI) poderiam se desenvolver sem um acompanhamento médico.

Mas, por outro lado, a oftalmologia se manteve parcialmente presente com a telemedicina.

Outro efeito importante de ser citado é que, com o distanciamento social, passamos mais tempo em frente às telas de dispositivos eletrônicos. Portanto, estivemos expostos a alguns problemas que esse contato pode causar.

De qualquer forma, esses foram alguns efeitos da Covid-19 nos olhos encontrados até o momento. No entanto, vale lembrar que uma série de estudos ainda estão em andamento para avaliar com mais precisão, como as micro lesões de retina que até o momento não causaram nada nos pacientes.

A Alpha Diagnose ressalta a importância de manter as mãos limpas e evitar o contato delas com os olhos, além de manter a higiene correta de óculos e lentes de contato.