Produtos químicos, faíscas e partículas volantes podem afetar os olhos durante o trabalho ou em atividades domésticas. Por isso, o uso do óculos de proteção é muito importante na hora de realizar essas atividades.
Os olhos estão entre as cinco partes mais afetadas do corpo em acidentes no trabalho, representando cerca de 20% dos casos. Além disso, o Brasil registra 150 mil acidentes envolvendo os olhos todo ano.
Nesse texto vamos explicar um pouco sobre a função dos óculos de proteção como EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), sua importância e o que fazer em caso de acidentes com os olhos.
Acidentes no trabalho
Um dos EPI’s mais negligenciados por trabalhadores é o óculos de proteção. A visão é um sentido extremamente importante e vem de um órgão muito sensível, o olho. Por isso, nós da Alpha Diagnose indicamos o uso do óculos de proteção em qualquer trabalho que necessite dele.
De acordo com a Lei n.º 6.514/77 da CLT, o uso de EPI’s é obrigatório em trabalhos em que se mostram necessários. Do contrário, o estabelecimento é passível de multas e o trabalhador é passível de justa causa.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os profissionais com mais casos de acidentes oculares são provenientes da indústria metalúrgica, da têxtil, da construção civil, da indústria de alimentos, da mecânica e da marcenaria. Os traumas mais recorrentes são lacerações, perfurações, contusões, queimaduras e úlceras traumáticas.
Riscos domésticos
Na mesma linha dos acidentes laborais, em casa nós praticamos algumas atividades que podem afetar os nossos olhos. Aliás, uma das mais comuns, a limpeza, costuma ser uma fonte de possíveis acidentes. Isso porque, respingos de produtos químicos, como desinfetantes e água sanitária, podem ser nocivos aos olhos.
Os médicos oftalmologistas indicam o uso de óculos em outras atividades, como reformas, marcenaria, mecânica e até pintura. Objetos pontiagudos, farpas de madeira, poeira e produtos químicos, como solventes e tintas, podem também comprometer a visão.
O que fazer em caso de acidente ocular
Ao sofrer um acidente ocular no trabalho ou em casa, você deve procurar imediatamente um médico oftalmologista de urgência. Primeiramente, esteja ciente dos sintomas causados por acidentes oculares, eles são, na maioria:
- Dor e ardência nos olhos;
- Vermelhidão;
- Secreção ocular;
- Fotofobia (sensibilidade maior à luz);
- Lacrimejamento;
- Baixa visão;
Aqui vão algumas dicas de primeiros socorros, que não substituem a avaliação oftalmológica mas podem auxiliar em um primeiro momento:
- Respingos de produtos químicos: lave a região dos olhos com água limpa em abundância e procure um médico oftalmologista logo após.
- Corpos estranhos: evite pressionar o globo ocular ou mover o corpo estranho sem ajuda médica. Portanto, procure um serviço de saúde para a retirada.
- Em caso de lesões graves como perfurações: não lave com água a menos que o seu médico indique. Procure imediatamente um serviço de urgência.
De qualquer forma, os olhos são uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo, qualquer acidente envolvendo a nossa visão deve ser imediatamente avaliada por um médico oftalmologista.
A importância dos óculos de proteção
Esses equipamentos são preparados de diversas formas para proteger a sua visão. Em sua maioria, são feitos de plástico anti quebra, mas podem possuir algumas variações. Então o ideal é sempre conferir qual o melhor óculos adequado para a sua atividade em específico.
Seja para a proteção contra pequenas partes voadoras, ou até mesmo para a proteção contra raios solares esses equipamentos costumam proteger os seus olhos da maneira correta. Cerca de 90% dos acidentes envolvendo os olhos poderiam ser evitados com o uso do equipamento.
Continue acompanhando o blog da Alpha Diagnose para eliminar todas as suas dúvidas em relação à sua saúde ocular. Siga nosso Instagram e acompanhe também nosso conteúdo diário sobre os cuidados com os olhos.