uveíte

Uveíte: o que é, causas e sintomas.

Você já ouviu falar em uveíte? A uveíte é uma doença inflamatória que acomete a úvea e pode comprometê-la por inteiro. Nesse post vamos explicar o que causa, quais os sintomas e como pode ser tratada a uveíte.

A úvea ou trato uveal é como chamamos o conjunto de três partes do nosso olho: a íris (parte colorida em volta da pupila), o corpo ciliar (conjunto de músculos que auxiliam o cristalino a focar ou desfocar objetos), e a coróide (situada entre a retina e a esclera, contém vasos sanguíneos e células que nutrem os olhos).

Mas o que é uveíte?

É uma inflamação que acomete essas partes dos olhos, podendo ser classificada em anterior, posterior ou intermediária. A pan uveíte é a classificação para quando todo o trato uveal é inflamado. Ela pode aparecer em um olho ou até mesmo em ambos os olhos.

Essa doença é comum em ambos os sexos e em todas as idades, mas é mais comum ainda em jovens adultos de até 45 anos. É interessante que o médico oftalmologista diagnostique a uveíte o mais breve possível, pois a evolução dela pode levar à cegueira. Glaucoma e perda progressiva da visão também são complicações que podem surgir com o desenvolvimento da doença.

Sintomas

Os sintomas gerais da uveíte são olhos vermelhos, dor nos olhos, visão turva ou embaçada e sensibilidade à luz (fotofobia). Esses sintomas também podem variar de acordo com o local da inflamação. A uveíte posterior costuma causar perda de visão e pode inflamar o nervo óptico, que pode levar à cegueira. A uveíte anterior costuma causar a maioria dos sintomas, como fotofobia intensa, vermelhidão nos olhos e dor no olho. Já a uveíte intermediária costuma ser indolor e causa pontos flutuantes na visão.

Esses sintomas podem ser combinados na pan uveíte e, se qualquer um deles aparecerem, você deve procurar o seu oftalmologista com urgência.

Causas e tratamento

As causas da uveíte ainda não são muito claras entre os médicos, pois elas podem ser do próprio olho mas também podem ter sua fonte em outros problemas no corpo. Muitas pessoas a desenvolvem por conta de doenças e infecções em outras áreas do corpo, que acabam se espalhando até chegar aos olhos. Distúrbios autoimunes, doenças reumáticas e infecções disseminadas podem causar uveíte.

Por isso, ela deve ser identificada o mais breve possível e sempre por um médico oftalmologista. Além disso, as complicações, os sintomas e as causas podem ser variadas o que dificulta o tratamento.

Esse tratamento variam de caso para caso, mas eles vão desde uso tópico de colírios e anti inflamatórios até antibióticos corticoides de uso oral, dependendo do caso.

Se você estiver suspeitando de uveíte, procure imediatamente o seu oftalmologista, pois é uma doença grave e que requer atenção tanto no olho quanto em outras partes do corpo.

Continue atento à nossa página do Facebook e do Instagram para mais informações. Lembre-se que a Alpha Diagnose está disponível quando precisar de qualquer tipo de avaliação oftalmológica.