Pterígio

O que é o pterígio?

Você provavelmente chegou nesta página procurando saber mais sobre o que é o pterígio nos olhos. Sem mais delongas, nós da Alpha Diagnose iremos te explicar.

O Pterígio é uma alteração na membrana transparente do nosso olho, a conjuntiva, que atinge a superfície dos nossos olhos e avança em direção ao centro do nosso olho. Ele também é chamado de “carne crescida” ou até de “carne no olho”, pois a sua forma lembra uma estrutura carnosa.

Em alguns casos, o pterígio avança em direção à córnea e pode causar transtornos na visão de seu portador. Mas como se trata de uma doença que varia muito de caso para caso, o ideal é sempre procurar um oftalmologista para ter um diagnóstico preciso.

Pterígio
A alteração na membrana faz como que uma espécie de pele cresça em direção ao centro do olho.

O que causa o pterígio e quais são os sintomas?

Entre as causas do pterígio estão a exposição constante e crônica à luz solar, poeira, vento e poluição. Ele se desenvolve como uma espécie de reação do organismo à essa exposição que normalmente evolui com o passar do tempo. Em todos os casos, o trabalho de um especialista é essencial para entender cada quadro.

O pterígio causa alguns sintomas variados como olhos avermelhados, sensação de areia nos olhos e incômodo estético. Porém, em alguns casos, podem aparecer lacrimejamento, inflamação nos olhos e ardência.

Qual é o tratamento do pterígio?

O médico oftalmologista deve dizer o melhor tratamento para cada caso, porque dependerá do estágio e da evolução. Em alguns casos, o tratamento com medicamentos e colírios receitados pelo médico auxilia no tratamento, mas uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Sempre consulte um oftalmologista para entender o seu quadro e, portanto, saber o melhor tratamento possível para o seu caso.

O que é Pterígio
A exposição constante ao sol pode desencadear essa doença.

Como prevenir o pterígio?

Essa doença está ligada muitas vezes à exposição prolongada ao sol, logo a proteção adequada contra os raios ultravioleta e evitar o contato prolongado com o sol são uma forma de prevenir o pterígio.

Por outro lado,  manter os olhos lubrificados pode auxiliar na prevenção também, portanto consulte um oftalmologista quando precisar utilizar colírios.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o pterígio, contudo, nós da Alpha Diagnose estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida.

Nos acompanhe no Facebook e no Instagram para mais informações sobre os nossos olhos.

 

Rolar para cima