Você provavelmente já teve conjuntivite ou já viu aquele colega que precisou se afastar do trabalho por causa dela, não é? Mas você sabe dizer exatamente o que de fato é a conjuntivite e o que faz com que ela seja contagiosa? Então acompanhe o texto que nós iremos te explicar agora.
O que é a conjuntivite?
A conjuntivite nada mais é do que uma inflamação defensiva da conjuntiva, que é uma membrana invisível presente no branco do olho e no interior das pálpebras. Ela tem justamente a função de proteger os nossos olhos, e inflama como forma de defesa contra corpos estranhos. O resultado disso é a conjuntivite.
As causas da conjuntivite são diversas, podendo ser causada tanto por corpos estranhos, alergia, após algum trauma, produtos químicos ou por vírus e bactérias. Estes últimos são as causas mais frequentes da doença e também os que a tornam contagiosa.
Os sintomas são irritação e vermelhidão em um ou nos dois olhos, sensação de areia ou cisco nos olhos, pálpebras inchadas, secreções. Em casos mais severos pode ocorrer até sangramento.
Geralmente, o quadro de conjuntivite dura de 7 a 15 dias e desaparece depois desse tempo com o tratamento adequado. Como não dá para saber qual de fato é o caso de conjuntivite a ser tratado, consulte o seu oftalmologista em qualquer caso dessa doença.
Toda conjuntivite é contagiosa?
Não. A conjuntivite se torna contagiosa quando provocada por vírus ou bactérias, portanto, nesse caso, é indicado que o paciente evite contato com outras pessoas e não compartilhe nenhum objeto pessoal como óculos, toalhas ou lenços com pessoas próximas.
A conjuntivite pode acometer um ou ambos os olhos e é contagiosa de olho para olho (quando a infecção se dá em um olho e passa para o outro, pelo próprio paciente) ou de pessoa para pessoa.
Entretanto, para saber exatamente com qual tipo de conjuntivite você está lidando, procure um oftalmologista e mantenha todos os cuidados necessários.
Como tratar a conjuntivite?
O tratamento da conjuntivite deve ser sempre feito com o acompanhamento de um médico oftalmologista, já que para cada caso de conjuntivite o tratamento pode ser diferente.
A conjuntivite pode ser alérgica, e nesse caso deve-se evitar o contato com agentes alergênicos e consultar o médico para o tratamento com colírios antialérgicos.
Caso ela seja bacteriana, o oftalmologista pode receitar colírios com antibióticos, e caso ela seja viral pode ser receitado o uso de colírios anti-inflamatórios e lubrificantes.
Como prevenir a conjuntivite?
As prevenções consistem em não coçar ou tocar os olhos, lavar sempre objetos que mantêm contato com os olhos como fronhas, toalhas e lenços. Não compartilhar lápis, rímel e outros objetos referentes à maquiagem próximas dos olhos.
E claro, nunca se automedique em hipótese alguma. A conjuntivite pode ter casos moderados e graves e não conseguimos prever quanto tempo exatamente ela durará, por isso esteja sempre em contato com o seu médico oftalmologista.
Assim como nos habituamos nesses últimos anos, lavar e higienizar as mãos e nunca levá-las aos olhos também previnem a conjuntivite.
Agora que você já sabe o que de fato é a conjuntivite, nos acompanhe no Instagram e no Facebook para mais informações. Em qualquer caso dessa doença, a Alpha Diagnose está preparada para te atender e sanar as suas dúvidas.