Óculos de sol: algumas regras de ouro na hora de escolhê-los

Mais do que um acessório da moda, os óculos de sol têm uma função importante:  proteger a visão tantos nos dias de sol, como nos dias nublados, dos raios ultravioletas.

Entenda um pouco mais sobre o que deve ser considerado na hora de escolher um modelo. 

Saiba a importância de usá-los 

Os óculos de sol polarizados são um tipo de óculos cujas lentes são feitas para proteger os olhos dos raios de luz refletidos nas superfícies. Eles também oferecem conforto à visão, pois conseguem organizar como os raios penetram nos olhos diminuindo bastante ofuscamento.  

Além disso, os óculos de sol também evitam o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas ao redor dos olhos e testa, diminuem o risco de catarata e de outras doenças oculares, o embaçamento e aumentam a percepção das cores. Sem falar que eles também ajudam a proteger a região da pálpebra. 

Embora os óculos de grau também proporcionem essa proteção, as lentes escuras diminuem ainda mais sintomas da claridade. Ou seja, mais proteção. 

Entre as doenças oculares mais comuns ocasionadas pela exposição excessiva ao sol sem a proteção adequada, há as agudas (ocasionadas por exposições isoladas), como a queimadura de retina; as alterações crônicas (por exposição contínua), como o pterígio (crescimento de tecido conjuntival sobre a córnea);  os tumores de pálpebra e de conjuntiva, o amadurecimento precoce de um dos tipos de catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Óculos de sol não podem ser somente bonitos

Claro, que o design importa muito. Afinal, os óculos de sol fazem a diferença em qualquer look. Atualmente, existem uma série de modelos, cores, formatos, para todos os gostos e idades. 

O mais indicado para proteger a saúde dos olhos são os óculos que possuem três filtros: UVA, UVB e UVC, apesar de o UVA ser o de maior incidência na superfície.

Porém, também preciso ficar atento a alguns detalhes na hora de escolher para não prejudicar a sua visão.

Confira algumas regras de ouro para escolher os óculos de sol

1.Conheça a procedência da marca

Saber se a marca é de confiança é muito importante. Existem marcas boas e com preços acessíveis. 

2.Verificar a qualidade das lentes

Lentes que mancham e riscam com facilidade podem prejudicar a acuidade visual. É preciso que a lente tenha a proteção mínima necessária para evitar que os raios interfiram na visão, podendo causar catarata, alteração na retina ocasionando baixa acuidade visual. 

3. Não comprar óculos falsificados 

O grande perigo de usar óculos de sol falsificado é o fato de não terem a proteção adequada contra os raios solares. Quando usados a longo prazo, os óculos de sol falsificados podem comprometer a saúde dos olhos. 

Por isso, é sempre bom adquirir seus óculos em óticas de confiança e no caso de dúvidas, consultar um oftalmologista. 

 

Rolar para cima