Doenças oftalmológicas crônicas: não é a hora de descuidar

A gravidade da situação praticamente nos obrigou, de um dia para o outro, a focarmos  exclusivamente em uma única doença: a Covid-19. No entanto, por mais que o número de mortes e a agilidade do contágio sejam preocupantes,  outros problemas não deixaram de existir. É o caso das doenças oftalmológicas, em especial, as crônicas.

O lockdown e a perda de convênios levaram muitas pessoas a abandonarem os tratamentos dessas doenças, ocasionando um agravamento e maior agudização das doenças oculares. Além do cancelamento das consultas médicas, houve redução nas atividades físicas, abrindo brechas para doenças como hipertensão e diabetes.

A incidência desses problemas crônicos , que estão relacionados a algumas doenças oftalmológicas, aumentou consideravelmente na pandemia.

Entenda por que interromper tratamentos ou não cuidar da maneira correta da nossa saúde ocular pode ser tão perigoso quanto nos descuidarmos das medidas de prevenção da Covid-19.

O que são doenças oftalmológicas crônicas?

Doenças oftalmológicas crônicas são problemas oculares provocados por inúmeros motivos, desde causas genéticas até hábitos e estilos de vida. Elas consistem em doenças de longa duração e de progressão lenta, e muitas, infelizmente,  ainda não têm cura.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, dos quais, entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

Quais são as principais doenças oculares crônicas e suas causas?

Retinopatia diabética: trata-se de uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. Caso o paciente não busque tratamento, a visão pode ficar seriamente comprometida

Retinopatia hipertensiva: é uma lesão vascular da retina causada por hipertensão. Os sintomas geralmente se desenvolvem no final da doença.

Glaucoma: doença ocular causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, o glaucoma pode levar à cegueira.

Degeneração macular relacionada à idade: também chamada de DMRI é uma doença oftalmológica que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. Trata-se de uma das causas mais comuns de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.

Agora, que você já conhece um pouco das doenças oftalmológicas crônicas entenda os riscos de deixar a nossa saúde ocular de lado.

Acompanhamento regular pode ajudar a evitar agravantes

As visitas regulares ao oftalmologista, além dos cuidados diários, são importantes para a detecção precoce das doenças oftalmológicas crônicas.

Abandonar o tratamento ou não monitorar a saúde ocular, com visitas regulares ao oftalmologista, pode provocar a evolução das doenças, prejudicar a cura ou até mesmo torná-las irreversíveis. Ou seja, levar a cegueira.

Mas, se o período pede distanciamento social, qual a melhor saída?

A telemedicina  pode ajudar na continuidade do tratamento de pacientes com doenças oftalmológicas crônicas, que não podem ou não se sentem confortáveis para sair de casa durante a pandemia.

Ela é crucial no acompanhamento coordenado do tratamento, alertando sobre a doença, os cuidados necessários, entendendo as chances de agravamento e até mesmo o quão necessário seria uma consulta presencial e de exames, como a fundoscopia, por exemplo.

Cuidar da sua saúde ocular  é muito importante. Não fique com dúvidas.  Agende uma consulta por telemedicina. Nossos profissionais estão prontos para ajudá-lo no acompanhamento e caso seja necessária uma visita em uma das nossas unidades. Temos um ambiente seguro e uma equipe preparada.

Por Dr. Alfonso Nomura