Muitas pessoas têm dúvidas no momento de escolher o profissional para realizar uma cirurgia, com o procedimento cirúrgico ocular não seria diferente. Você está se perguntando: “como escolher um bom cirurgião ocular?” ou “quais critérios preciso levar em consideração nesse momento?” Se sim, você precisa pensar em alguns critérios.
Um exemplo muito comum é a cirurgia de catarata que com um atendimento qualificado pode evitar futuras complicações, por isso escolher o cirurgião ocular é tão importante. Assim, essa decisão requer avaliações e critérios até porque “como escolher um cirurgião ocular” é uma pergunta sem resposta pronta e que traz muitas reflexões e análise.
Pensando em te auxiliar, a Alpha Diagnose preparou um texto que irá te ajudar a pensar melhor e tomar uma boa decisão na hora de escolher um cirurgião ocular.
Referência e reputação do cirurgião ocular
Já é um comportamento quase padrão, na hora de escolher um profissional da saúde, procurar referências, ou seja, as famosas indicações de amigos e familiares. O conhecido “boca a boca” é um bom começo e não pode ser deixado de lado no momento de escolher um cirurgião ocular.
E quando falamos de avaliar a reputação de um profissional da saúde estamos nos referindo a uma busca não-superficial na internet. Por isso, é recomendado conversar com outras pessoas que já foram atendidas por esse profissional e verificar a reputação da clínica, currículo e a especialização do médico.
Como checar tudo isso? Uma forma simples são as reclamações feitas em sites e redes sociais. Achar comentários negativos é uma forma de analisar melhor essa opção e até trocar por outra, mesmo que o cirurgião ocular já esteja sendo indicado por alguém conhecido, não podemos pegar um caso e fazer dele a regra, certo?
Uma boa equipe de profissionais
O segundo passo para identificar um bom profissional no momento de escolher um cirurgião ocular é analisar a equipe de profissionais que trabalham com ele e que o indicam. Assim, você terá a opinião de pessoas da própria área.
Dentro da clínica, há profissionais de outras especializações que podem te orientar com a opinião de alguém que entende do assunto e, assim, te passando uma confiança que vai além do “boca a boca”.
Além disso, uma equipe multiprofissional que pode trabalhar em conjunto com o cirurgião ocular, é uma boa característica do lugar para se levar em consideração. Pois, quando você precisar de outra especialização poderá escolher alguém do mesmo lugar que aprovou o atendimento já recebido.
Como identificar um cirurgião ocular de confiança?
Agora que você já selecionou os profissionais da saúde por meio das referências, melhor reputação e equipe, é preciso criar e colocar outro filtro em ação: o da confiança.
Estabelecer uma relação de confiança com o profissional da saúde é um passo importante, para que você se sinta seguro com o procedimento. Assim, escolher um cirurgião de confiança é o terceiro e último passo nessa jornada de reflexões para uma boa escolha.
Para isso, a Alpha Diagnose separou algumas características que podem te orientar para achar um profissional que passa confiança.
- Um cirurgião ocular de confiança irá te explicar todo o procedimento e responder todas as suas perguntas no momento da consulta;
- ele sempre será verdadeiro para te prevenir e acompanhar, desde te atender e esclarecer dúvidas sobre os riscos da cirurgia no pré operatório até após a cirurgia com acompanhamento qualificado e
- um bom cirurgião ocular te deixará confortável para falar o que pensa e expor suas dúvidas, isso varia de acordo com a forma que o profissional conversa com você, te avalia e te acolhe. Só assim, se sentindo confortável e acolhido, é possível criar uma relação de confiança.
Agora que você já conhece os principais passos para escolher um cirurgião ocular é a hora de colocar em prática, vá com calma, analise com antecedência e quando encontrar alguém que passou por todos os critérios acima já pode marcar a data da cirurgia. Pode ter certeza que você estará em boas mãos.