Cirurgia refrativa: saiba quando ela é necessária

A cirurgia refrativa é um dos procedimentos operatórios mais realizados pelos oftalmologistas. E o motivo para isso é justo, imagine a diferença na qualidade de vida dos pacientes depois que realizam a cirurgia de correção do grau dos olhos.

Não depender mais dos óculos e lentes de contato para enxergar bem são alguns dos diversos benefícios para o paciente que passa pelo procedimento. Para aqueles que têm um grau elevado, os pontos positivos são ainda mais expressivos.

A cirurgia refrativa serve para corrigir os problemas oculares que afetam muitos brasileiros, são eles miopia, astigmatismo e hipermetropia. Se você tem vontade de realizar o procedimento, acompanhe o texto que preparamos e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! 

 

Quem pode fazer a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é realizada em pacientes que possuem miopia, astigmatismo e hipermetropia. Esses problemas clínicos estão ligados aos “erros de refração” que causam dificuldade para enxergar. 

Para se submeter a operação, o paciente precisa estar com grau estabilizado, isso costuma ocorrer entre 18 e 21 anos

 

Quem não pode fazer a cirurgia?

Nem todos os pacientes podem realizar a cirurgia refrativa. As gestantes, por exemplo, não devem passar pelo procedimento porque, durante a gestação, o grau pode sofrer alteração devido à variação hormonal.  

Além desse grupo, não é indicado fazer a cirurgia em pessoas com glaucoma, uma vez que a medida da pressão pode sofrer alterações, dessa forma, o médico não consegue mais acompanhar o problema ocular com tanta precisão.  

Outras circunstâncias contra indicadas são a presença de síndrome de olho seco e de úlcera na córnea. Fora isso, pessoas com doenças autoimunes graves e diabetes descompensada também não devem realizar o procedimento.

De qualquer forma, todo paciente deve passar por avaliação oftalmológica completa com exames clínicos e de imagem para saber se pode fazer a cirurgia.

Quer saber se você pode fazer a cirurgia refrativa? Marque sua consulta na Alpha Diagnose e faça sua avaliação completa! 

 

Qual a melhor cirurgia refrativa?

Existem duas principais técnicas utilizadas na cirurgia refrativa, o Lasik e o PRK. A primeira técnica consiste na abertura da camada superficial da córnea para aplicação do laser na sua camada média com o objetivo de remover o tecido dessa região e corrigir o grau do paciente. 

O procedimento PRK é similar ao LASIK, no entanto, nessa técnica, há a raspagem da camada superficial da córnea seguida da aplicação do laser para a correção do grau do paciente. Após esse processo, é colocado uma lente de contato terapêutica em todo o olho que funciona como um curativo. 

Ambas as técnicas evoluíram muito com o avanço da tecnologia. A melhor opção vai depender do que o médico indicar após avaliar as condições de cada paciente.

 

Quais são os riscos da cirurgia refrativa?

É verdade que toda cirurgia possui riscos. Contudo, a evolução dos aparelhos cirúrgicos, a precisão da técnica e a correta interpretação dos exames pré-operatórios tornaram a cirurgia refrativa uma das operações mais seguras do meio médico. 

Você sabia que a Alpha Diagnose aceita mais de 30 convênios? Confira todos os planos de saúde aceitos em nossas unidades e marque sua consulta em apenas alguns cliques! 

 

Como funciona o pós-operatório da cirurgia refrativa?

Alguns fatores influenciam o pós-operatório da cirurgia refrativa. Para ambas as técnicas, é muito importante não coçar os olhos nos primeiros dias de pós-operatório.

A Lasik apresenta uma recuperação mais rápida, se comparada com a técnica PRK. Quem se submete à cirurgia refrativa deve evitar substâncias (suor do rosto, água de piscina, maquiagem) em contato com olho nos primeiros sete dias. 

Além disso, uma informação importante do Lasik é em relação ao tempo de recuperação para atividades de impacto. Devido à técnica, qualquer pancada pode provocar problemas. 

Já a técnica PRK demora um pouco mais para recuperação, o embaçamento da visão permanece durante cerca de cinco dias. No entanto, há menos risco para atividades de impacto. Os outros cuidados seguem o mesmo do Lasik. 

 

Qualidade de vida

A cirurgia refrativa impacta positivamente a vida do paciente, afinal, ele conseguirá enxergar melhor após a correção do grau. Não à toa muita gente deseja realizar o procedimento. 

Agora que você já sabe tudo sobre a cirurgia refrativa, aproveite para marcar sua avaliação com os especialistas da Alpha Diagnose!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima