É verdade que o desenvolvimento tecnológico trouxe muita coisa nova para a medicina. As lentes intraoculares são um exemplo dessa inovação. O material é usado para substituir o cristalino, que é a lente natural dos nossos olhos cuja função é regular o foco dos objetos.
O implante das lentes intraoculares é indicado quando o paciente apresenta catarata ou deseja ficar independente dos óculos. Uma dúvida comum entre as pessoas é como escolher a lente ideal, já que elas são divididas em quatro tipos: as monofocais, bifocais, trifocais, foco estendido e as tóricas.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o conteúdo que preparamos para você sobre o que são lentes intraoculares!
Quando é preciso fazer o implante das lentes intraoculares?
O implante das lentes intraoculares é realizado em pacientes que possuem catarata, uma vez que a condição deixa o cristalino opaco e a pessoa começa a enxergar tudo embaçado devido ao desgaste.
Por isso, é necessário remover essa lente natural dos olhos e inserir a lente intraocular artificial, que fica no lugar do cristalino turvo. Dessa forma, o paciente volta a enxergar nitidamente após se recuperar do procedimento.
A lente intraocular também serve para corrigir o grau de pacientes com presbiopia. Existem quatro tipos de lentes, e você descobre as especificidades de cada uma delas a seguir:
Precisa fazer o implante de lentes intraoculares? Marque sua consulta em uma das unidades da Alpha Diagnose clicando aqui!
Lentes monofocais
As lentes monofocais proporcionam apenas a visão de longe ou somente a visão de um olho para longe e o outro para perto se adaptado o sistema de tr (um olho dominante fica para longe e o não dominante para perto)
Um bom candidato para essa lente deve ter lubrificação ocular normal e também não pode apresentar irregularidades na córnea e doenças do nervo óptico.
As lentes monofocais corrigem a visão por possuírem anéis difrativos que dividem a entrada da luz, o que permite direcionar o foco para a visão de longe, intermediária e para perto. No entanto, essa característica faz com que o paciente perca um pouco da luz que entra no olho.
Dessa forma, um ponto importante sobre a lente monofocal é que, com ela, é preciso ter uma boa iluminação para realizar leituras.
Lente bifocal e trifocal
A lente bifocal dá somente a visão para longe ou(e) para perto. Já as trifocais proporcionam a visão de longe, perto e meia distância.
As principais características dessa lente são que elas apresentam vários círculos concêntricos e é por meio desses círculos que a intensidade da luz se divide entre o foco de longe e de perto.
Lentes de foco estendido
As lentes de foco estendido oferecem ótima visão de longe e uma visão de perto (intermediária) mais afastada. Ela é indicada para pacientes que costumam trabalhar em frente a telas ou painéis com informações não tão próximas ao olho, por exemplo, pilotos de avião.
O que é lente intraocular Tórica?
A lente tórica é uma variante dos outros tipos de lentes citadas acima. Ela corrige o astigmatismo, dessa forma, caso o paciente tenha necessidade de correção da condição, os médicos também implantam essa variante tórica no procedimento.
Como ocorre a escolha das lentes intraoculares?
A escolha da melhor lente intraocular é realizada a partir de alguns fatores. O médico precisa avaliar a consulta com o paciente e entender quais são os hobbies, a profissão e as necessidades dele.
Afinal, cada lente possui especificidades e é possível realizar uma gama de composições, até mesmo adicionar um tipo de lente em cada olho.
Além disso, o médico avalia a estatura do paciente e o comprimento do braço, já que o importante é fazer com que o paciente adquira qualidade visual de acordo com suas características.
Agora que você já sabe o que são lentes intraoculares e quais são os tipos, aproveite para marcar a sua consulta com especialistas da Alpha Diagnose. Nossos profissionais indicarão a melhor lente para você!