angiografia fluoresceínica

O que é Angiografia fluoresceínica?

Diversos são os tipos de exames que o paciente precisa fazer para manter a saúde dos olhos em dia, entre esses procedimentos temos a Angiografia Fluoresceínica. Você conhece esse exame de nome difícil de ser pronunciado? 

É um exame que ajuda a diagnosticar algumas doenças que acometem o fundo do olho (retina, nervo óptico e coróide) e através dele podemos determinar se é necessário o tratamento com laser.

O procedimento foi realizado pela primeira vez com sucesso no olho humano em 1961 e tem evoluído desde então como uma das técnicas de imagem fundamentais no olho, sendo um dos exames que abriu caminhos para novas formas de se mapear esse órgão tão importante.

Quer saber mais sobre a importância do procedimento? A Alpha Diagnose preparou um texto com tudo que você precisa saber sobre esse exame tão importante.

 

Como é feita a Angiografia fluoresceínica?

O oftalmologista ou um assistente aplica gotas nos olhos para dilatar a pupila. Em seguida, um corante amarelo (fluoresceína) é injetado em uma veia (periférica), geralmente é escolhida uma veia na mão ou antebraço. 

Esse contraste, após alguns instantes, eventualmente atinge os vasos sanguíneos da retina, o que faz com que eles fiquem “fluorescentes” ou brilhem intensamente quando visualizados  com os filtros de cores do aparelho angiógrafo.

Conforme o contraste passa pelos vasos da retina, o corante vai preenchendo os vasos sanguíneos que será registrado como cinza claro ou branco na imagem que é capturada por uma câmera especial. Essas fotos ajudam seu oftalmologista a ver quaisquer problemas ou onde focar o tratamento, como se o seu olho fosse um mapa.

A interpretação da angiofluoresceinografia  anormal depende da identificação de áreas que exibem hipofluorescência (escuridão) ou hiperfluorescência (brilho).

Diante disso, a Angiografia Fluoresceínica (AF) é um procedimento de diagnóstico que usa uma câmera especial para registrar o tecido sensível à luz na parte posterior do olho.

 

Para que é usada a angiografia de fluoresceína?

A AF é frequentemente recomendada para encontrar e diagnosticar doenças oculares, incluindo:

  • Edema macular – abaulamento na retina que distorce a visão
  • Retinopatia diabética (vasos sanguíneos danificados ou anormais da retina causados ​​por diabetes)
  • Degenerações maculares
  • Bloqueio das artérias/veias da retina, chamadas de oclusões arteriais ou venosas.
  • Tumor intraocular)

Para agendar esses ou outros exames conte com a excelência da Alpha Diagnose. Conheça mais serviços clicando aqui.

 

Quanto tempo leva a Angiografia fluoresceínica?

Após a injeção com o corante, demora cerca de 10-15 segundos para o corante percorrer por todo o seu corpo. O procedimento real levará de 10 a 20 minutos. O tempo médio de permanência em nosso departamento pode ser de um a duas horas.

 

Quais efeitos colaterais podem ocorrer durante a Angiografia fluoresceínica?

Alguns indivíduos podem sentir uma leve náusea durante o procedimento. A sensação passa em alguns segundos.

Se a tinta (o contraste) vazar da veia periférica frágil durante a injeção, pode ocorrer queimação localizada e coloração amarela da pele.

Outros efeitos colaterais que podem aparecer são:

  • Quando você olhar para os objetos, eles podem parecer escuros ou tingidos. Pode ficar tranquilo, esse efeito colateral desaparece em alguns minutos.
  • Sua pele pode ficar um pouco amarela. Isso acontece porque o contraste percorre todas as veias do corpo. Aos poucos, sua pele voltará à cor normal em algumas horas.
  • Sua urina pode parecer laranja ou amarelo escuro por até 24 horas depois. Isso ocorre porque seus rins filtram a tintura de seu sangue.
  • Você pode sentir uma ardência leve na pele se o contraste vazar durante a injeção. Esse efeito colateral também desaparece em alguns minutos.
  • Embora seja raro, existe o risco de você ter uma reação alérgica ao corante de fluoresceína. Pessoas alérgicas ao corante podem ter urticária ou coceira na pele. 
  • Muito raramente, uma pessoa pode ter problemas respiratórios ou outros problemas graves. Seu médico pode tratar uma reação alérgica com comprimidos ou injeções.

 

As reações alérgicas ao corante são raras, porém, se ocorrerem, podem causar erupção cutânea e coceira e pode ser tratada com anti-histamínicos. Mas lembrem-se de sempre procurar um médico antes de se medicar.

 

O que esperar após a Angiografia fluoresceínica?

Os efeitos do colírio dilatador podem durar várias horas e causar visão embaçada e sensibilidade à luz. Tenha certeza de:

    • Leve óculos de sol para sua consulta 
    • Peça a alguém que o leve para casa depois, pois não será seguro para você dirigir, pois depois que as pupilas estão dilatadas, sua visão pode ficar turva. Não é recomendado dirigir quando suas pupilas estão dilatadas.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e acompanhe o blog da Alpha Diagnose para conferir mais conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima