Fundoscopia: para que serve o exame de fundo de olho?

Quem já foi ao oftalmologista certamente já teve que realizar alguns exames de rotina. E como você deve se lembrar, os testes começam antes mesmo de entrar no consultório médico. Isso porque, com o auxílio desses procedimentos, é possível realizar o diagnóstico de doenças e verificar a saúde dos olhos. Entre os diversos tipos de exames na área oftalmológica, temos a fundoscopia

Também conhecido, popularmente, como exame de fundo de olho, a fundoscopia faz parte dos procedimentos mais importantes realizados em consultas de rotina oftalmológicas. Além de detectar doenças oculares, como glaucoma e distúrbios de retina, a fundoscopia pode sinalizar problemas sistêmicos,  como diabetes e pressão alta.

Quer saber para que serve o exame de fundoscopia e se você precisa realizar o procedimento? Acompanhe a seguir!

Quais os tipos de exame de fundo de olho?

Antes de saber mais sobre a fundoscopia é muito importante entender primeiro quais termos a nomenclatura exames de fundo de olho engloba para não confundir os procedimentos.

Existem três tipos de exames de fundo de olho  — fundoscopia, mapeamento de retina e biomicroscopia —, todos eles têm a mesma função, visualizar o fundo do olho, porém, são realizados de maneiras distintas e servem para investigar partes específicas.

O mapeamento de retina, por exemplo, geralmente, é feito com um capacete e uma lente de 20 dioptria e visualiza mais a parte central do fundo do olho.

Para que serve o exame fundoscopia?

A fundoscopia serve para detectar doenças sistêmicas e oculares e acompanhar a saúde do olho por meio da observação da área ocular (fundo). De forma didática, o exame é uma oportunidade que o médico tem para visualizar a saúde de dentro do olho e até mesmo do nosso corpo.

A fundoscopia avalia a papila óptica, porção anterior do nervo óptico, retina e mácula. Pelo fundo do olho, sem enfiar cateter ou canos, é possível enxergar, além dos olhos, artérias e veias.

A Alpha Diagnose conta inovação e tecnologia para realizar todos os exames que você precisa de maneira rápida e resolutiva!

O que pode ser detectado no exame?

A fundoscopia pode diagnosticar câncer de retina, retinoblastoma e catarata. O exame também serve como auxílio para o diagnóstico de glaucoma, neuropatias ópticas e hipertensão intracraniana.

O procedimento também é usado para acompanhar pacientes que possuem baixa de visão, catarata e glaucoma.

Como é feita a fundoscopia?

A fundoscopia, geralmente, é realizada com o uso de um equipamento chamado oftalmoscópio direto. O material projeta um feixe de luz na parte de dentro do olho, com a reflexão dessa luz na retina, é possível observar o fundo do olho.

Além disso, geralmente, os pacientes precisam dilatar a pupila para facilitar a visualização dessa área ocular. O exame é feito em um ambiente escuro, fora isso, o médico solicita ao paciente que ele olhe para frente e fixe em um ponto.

Quando fazer exame de fundo de olho?

O exame de fundo de olho é um procedimento de rotina, ou seja, ele deve ser feito toda vez que for a uma consulta oftalmológica de rotina. O exame é uma forma simples e não invasiva de visualizar os olhos, artérias e veias.

Além disso, a fundoscopia se mostra muito efetiva para diagnosticar diversas doenças e analisar como anda a saúde dos olhos do paciente.

Quem deve fazer a fundoscopia?

Pessoas de qualquer idade podem fazer a fundoscopia. O exame é importante para detectar problemas pertinentes a cada fase da vida. Em bebês, por exemplo, o exame de fundo de olho pode revelar a presença de tumores e de doenças locais ou sistêmicas.

Em adultos, o procedimento pode detectar diversas doenças oculares até patologias neurológicas. Já em idosos, o exame pode diagnosticar doenças relacionadas à idade, como a degeneração macular, que está entre as principais causas de cegueira em idosos.

Importância de cuidar da saúde dos olhos

A visão é considerada por muitos o sentido mais importante do ser humano, por isso, não deixe de cuidar desse órgão tão precioso para todos nós. Sabemos que o diagnóstico precoce minimiza consideravelmente os quadros apresentados acima.

Para ter o cuidado integral com a sua visão, você conta com os profissionais da Alpha Diagnose!