Dor de cabeça, visão embaçada, olho irritado e seco estão entre os sintomas mais comuns de pacientes que vão ao oftalmologista. Mas o que poucos sabem é que esses incômodos podem ser um sinal de fadiga ocular. A condição está ligada aos hábitos dos pacientes e também a outros problemas clínicos.
Fica difícil fugir! Seja por causa do trabalho, dos estudos ou das redes sociais passamos cada vez mais tempo em telas de celulares e computadores. E o aumento do uso de dispositivos digitais em nosso dia a dia pode trazer consequências como o cansaço visual.
Não à toa, um estudo da fundação sem fins lucrativos The Vision Council analisou um grupo de usuário de computadores e de outros aparelhos digitais. O resultado da pesquisa indicou que 59% dos participantes apresentam sintomas de fadiga ocular.
Os sinais desse problema vão além de consequências oculares, podendo acarretar em dor no pescoço e no ombro, por exemplo.
Pensando sempre na prevenção e nos cuidados que devemos ter a saúde dos nossos olhos, a Alpha Diagnose preparou um texto para você saber mais sobre o assunto. Acompanhe!
O que é fadiga ocular?
A fadiga ocular ocorre quando nossos olhos fixam em algum ponto por um longo período. Isso acontece ao passarmos algumas horas olhando para telas de celulares, televisão, computadores e até livros.
Para continuar vendo nesses aparelhos de forma nítida, nossos olhos fazem ajustes imperceptíveis. Esses movimentos incontroláveis, no entanto, demandam um esforço contínuo dos nossos olhos, causando uma tensão ocular.
O cansaço visual faz com que nossos olhos se irritem, fiquem secos e vermelhos com mais facilidade. E não é preciso passar o dia todo usando o computador para ficar atento, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta que ficar três horas diárias em frente às telas já é um indício que podemos apresentar a fadiga visual.
Quais são as causas do cansaço visual?
As causas da fadiga ocular podem ser provenientes de outros problemas nos olhos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Nessas condições, as pessoas acabam forçando a vista para conseguir enxergar nitidamente e com foco.
A outra causa, como já exposto aqui no texto, está relacionado aos nossos hábitos. Desempenhamos muitas atividades digitais diariamente: grandes demandas no trabalho e estudos fazem a gente passar horas na frente do computador ou celular. Até nosso lazer, muitas vezes, está voltado para essas telas, seja para assistir um filme ou jogar videogame, como para passar um tempo nas redes sociais.
Além disso, dirigir, ficar exposto à luz ou até passar muito tempo lendo também podem gerar um cansaço nos olhos, já que esses cenários fazem com que forçemos nossa visão.
Quais os sintomas da fadiga ocular?
Os sintomas da fadiga ocular são:
- coceira nos olhos;
- vermelhidão e secura nos olhos;
- dificuldade de concentração;
- dor de cabeça;
- dor de coluna e no pescoço;
- sensibilidade à luz;
- visão embaçada
Apresenta algum sintoma de fadiga ocular? Marque sua consulta em uma das unidades da Alpha Diagnose, veja qual é a clínica mais perto de você clicando aqui!
É possível prevenir o cansaço visual?
Que passamos muito tempo mexendo no computador e outros dispositivos eletrônicos todo mundo já percebeu. Porém, alguns cuidados podem ajudar a evitar problemas como a fadiga muscular. Confira algumas dicas:
- Use a “técnica 20 20 20”, 20 minutos de trabalho seguido de 20 segundos de descanso olhando fora da tela para um ponto distante.
- Se atente ao ambiente, veja se a iluminação está adequada. O ideal é não deixar o local nem muito claro nem muito escuro.
- Ajuste as configurações de brilho de seus aparelhos
- Posicione a tela do computador a cerca de 60 cm dos olhos e abaixo da linha da visão
- Retire os objetos que fazem reflexo da mesa de trabalho e de estudo
- Faça pausas frequentes da tela quando estiver trabalhando, estudando ou apenas mexendo na internet por muito tempo
- Consulte um oftalmologista para ver se precisa de óculos e outros cuidados
Os sintomas da fadiga ocular podem atrapalhar nossa produtividade e bem-estar. Por isso, busque manter uma rotina com alguns cuidados para evitar esse problema.
Vale lembrar que se sentir algum sintoma de cansaço visual é de extrema importância consultar um oftalmologista para o diagnóstico desse e outros problemas visuais como miopia e hipermetropia. Para isso, conte com os especialista da Alpha Diagnose.