Dilatar a pupila no oftalmologista: por quê?

Se você já foi ao oftalmologista possivelmente já precisou dilatar a pupila. Às vezes somos pegos de surpresa; começa com uma ardência no olho ao colocar o colírio e depois vem a visão embaçada e a sensibilidade à luz por um tempo.

 

Embora o procedimento não agrade muito os pacientes, ele é de extrema importância para facilitar o diagnóstico de doenças e definir o grau correto de pessoas mais jovens.  

 

A dilatação pupilar normalmente acontece na realização dos exames mais completos, após uma conversa com o oftalmologista. Ela é necessária, principalmente, para quando os médicos precisam ver nitidamente o fundo da retina, procedimento essencial para a saúde ocular.

 

Buscando fazer você entender melhor o procedimento, a Alpha Diagnose preparou um texto que irá te ajudar a descobrir de uma vez por todas por que precisamos dilatar a pupila

É realmente necessário dilatar a pupila quando vamos ao oftalmologista? 

Geralmente, os pacientes costumam lembrar sempre da parte ruim da dilatação. Sensação de ofuscamento, dor, ardência e diminuição da visão. No entanto, existem dois motivos para realizar o exame de dilatação.

 

O primeiro deles é que o procedimento deve ser feito para o médico visualizar a parte de trás do olho, sendo constituída pela retina, nervo óptico e artérias oculares. Fazendo a avaliação integral da retina do paciente, é possível ver áreas que antes eram difíceis de serem visualizadas. 

 

Assim, o oftalmologista examina os olhos à procura de doenças oculares, como Glaucoma (no nervo), doença macular, tumor na retina ou qualquer outra alteração que possa prejudicar o desenvolvimento visual.

 

Além disso, o exame de dilatação da pupila é muito importante para precisão do cálculo das lentes dos pacientes. Sem o procedimento, é muito comum errar o grau de miopia para mais forte do que o necessário e de hipermetropia para mais fraco, principalmente em crianças.  

 

Essa ação acontece porque as pessoas mais jovens têm muita força na musculatura intraocular (músculo que controla a acomodação do olho). Devido a essa característica, as crianças e os jovens têm a capacidade de focar imagens e permitir que a visualização dos objetos não fique ruim, enganando a acuidade e dando imprecisão no exame de grau

Como funcionam os colírios para dilatar pupila? 

Há dois tipos de colírios dilatadores, um deles estimula a contração dos músculos intraoculares, responsáveis por fazer a pupila aumentar. Esse medicamento é usado quando o médico examina o “fundo de olho” do paciente para verificar a saúde ocular. 

 

O outro tipo de colírio induz os músculos responsáveis pela contração da pupila a relaxarem, mais comum para quem irá realizar exame de refração, que calcula o grau dos óculos. Os colírios dilatadores contêm substâncias que levam ao aumento do diâmetro da pupila. Esses medicamentos também têm o efeito de reduzir o processo de acomodação visual. 

 

Precisando de uma consulta com um oftalmologista? A Alpha Diagnose conta com uma equipe médica qualificada que possui diversas especializações e atua em alta performance respaldado por protocolos. Clique aqui e agende sua consulta! 

Quanto tempo leva para dilatar a pupila?

Depois que as gotas do colírio são administradas, leva em torno de 20 a 40 min para a pupila dilatar completamente. Porém, o tempo exato vai depender da resposta de cada pessoa ao medicamento.

 

Quanto tempo leva para a pupila dilatada voltar ao normal?

O tempo que leva para a pupila dilatada voltar ao normal depende do organismo de cada pessoa, do tipo do colírio e da concentração do medicamento. Mas em geral, o efeito passa em cerca de seis horas

 

Os efeitos do exame costumam durar mais em crianças, podendo permanecer a visão turva e sensível à luz por 12 a 24 horas. Já em adultos, o intervalo para a visão voltar ao normal é de quatro a oito horas, mas lembrando que o tempo pode variar. 

 

Na Alpha Diagnose, o cuidado com o paciente é levado a sério. Com inovação e tecnologia, realizamos seus exames de maneira rápida e resolutiva! Saiba como podemos te ajudar! 

Efeitos colaterais e cuidados

O principal efeito colateral causado pelos colírios é o embaçamento da visão. Além da turvação, também podemos citar a fotofobia, que é a sensibilidade à claridade. 

 

Como as sensações de incômodo demoram um tempo considerável para serem inibidas, é preciso ter alguns cuidados. O óculos de sol podem melhorar o efeito da pupila dilatada. Devido ao embaçamento, é recomendado voltar para casa acompanhado. Lembrando também que não é indicado dirigir após o exame.

 

 Esse texto tirou a sua dúvida? Compartilhe com seus amigos e familiares. A Alpha Diagnose tem o compromisso de levar conhecimento aos seus pacientes. 

13 comentários em “Dilatar a pupila no oftalmologista: por quê?”

  1. Umberto jr A Pimenta

    Boa noite! Estou de plantão e chegou uma pct que realizou exame de dilatação ontem 17/06/2021 por volta das 15:00h e agora ela queixa de visão turva, fotofobia! No exame oftalmológico ainda apresenta pupilas misriaticas! O que posso fazer neste casa em uma emergência? Grato!!!

  2. Fiz uma exame de vista e colocaram um colírio pra dilatar a pupila. Já faz 5 dias e eu continuo com a vista embasada. O que eu faço?

  3. Adielly Tawinny Rodrigues Leite

    tenho 19 anos, eu fiz um exame de vista e tinha dado 4 graus, com o colírio abaixou pra 2,5. Eu fiz um óculos com lente 2,5 (pra longe) mas nao to enxergando tão bem, imagino que seja por causa do colírio, é só questão de acostumar mesmo? ou preciso fazer outro exame?

    1. Tudo bem? Pode acontecer isso mesmo.
      Sugiro que vc avalie como ficará sua visão com esse novo óculos (2 a 3 semanas). Se após isso vc sentir que não está melhor com esse grau novo, procure a nossa clínica para te ajudar!

      Equipe Alpha

  4. Bem interessante esse texto, realizei hoje esse exame e queria entender exatamente como esse colirio foi aplicado e os efeitos no texto acima foram exatamente como os que eu tive!!

  5. Daniel Cardoso pinheiro

    Para o exame de acuidade visual, é indicado colírio para dilatar a pupila? Para melhor visualização?

  6. Claudia Armanda Piccinini

    Tenho glaucoma , 60 de pressão, tenho catarata, posso operar a catarata, minha pupila ficou dilatada, até hoje , um ano é se passou, não enxergo palavras p longe, tudo turvo e basento, agora o oftalmologista , pediu 6 exames p deram feitos no mesmo dia, usando colírio p dilatar a pílula, ela já está dilatada, inclusive, o farol dos carros, lâmpadas acessas, ficam com feixes luz até hoje. Devo fazer todos esses exames, ele disse que meu caso é grave, que perdi 70 porcento da retina comprometida, que posso ficar cega.O quê fazer?

    1. Claudia, glaucoma avançado é coisa séria.
      Infelizmente é uma doença irreversível porém tem tratamento.
      Os exames são necessários para acompanhamento e seguimento.
      A cirurgia de catarata, ajuda controlar a pressão do olho porém o que glaucoma “machucou” não tem como reverter.
      Se precisar de ajuda conte com a nossa equipe!

      Equipe Alpha Diagnose Oftalmologia
      Instagram: @alphadiagnoseoftalmo
      WhatsApp: 11-3230-1712

  7. Fiz o exame. Ocular utilizabdo os colirios de dilatacao e fundo do olgos e mesmo apos 48hrs a vista ainda esta um pouco embassada. E senaivel a luz. Isso é normal?

    1. Rodrigo, tudo bem? 😊

      Tem pessoas que são mais sensíveis aos efeitos do colírio.

      Caso não melhore, conte a nossa equipe!

      Equipe Alpha Diagnose Oftalmologia
      Instagram: @alphadiagnoseoftalmo
      WhatsApp: 11-3230-1712

    1. Equipe Alpha Diagnose

      Obrigado pelo feedback! Se vc tiver alguma dúvida pode perguntar que nós da equipe Alpha Diagnose Oftalmologia pode te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima